Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Surfista é morto após ataque de 'grande tubarão' e praias são fechadas

O surfista de 57 anos, considerado experiente, foi retirado do mar por outros banhistas, mas devido a perda de sangue, não resistiu aos ferimentos.

Gabriel Alves

06 de setembro de 2025 às 11:44   - Atualizado às 11:44

Praia onde surfista foi atacado por tubarão.

Praia onde surfista foi atacado por tubarão. Foto: Reprodução/X

Um homem de 57 anos morreu após ser atacado por um grande tubarão na manhã deste sábado, 6 de setembro, em Long Reef Beach, no norte de Sydney, Austrália. O surfista, considerado experiente, foi retirado da água por outros banhistas, mas não resistiu aos ferimentos causados pela perda de sangue.

O episódio levou ao fechamento de diversas praias da região. A polícia de Nova Gales do Sul informou que ainda não foi identificada a espécie do tubarão responsável pelo ataque.

Esta foi a primeira morte registrada em decorrência de ataque de tubarão em Sydney desde fevereiro de 2022. Antes disso, o último caso havia ocorrido em 1963.

Aparição de tubarão em praia

Um tubarão surgiu perto da praia e assustou os alunos de uma escola de surfe, no dia 18 de maio, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Os surfistas estavam na água, próximo ao Posto 5, quando avistaram a barbatana do animal deslizando entre as ondas.

"O susto foi grande, pois ele estava muito próximo da gente", diz o professor de surfe Flávio Siqueira, que estava na água com os alunos.

Veja Também

O tubarão apareceu no outside, área do mar onde os surfistas da escola Posto 5 esperam pelas ondas. Ele conta que orientou os alunos a saírem da água por precaução.

"Ele estava nadando tranquilo, mas tinha muito peixe, então achamos melhor parar a aula. Um aluno avisou o Juan Duarte, que também é professor na nossa escola, e ele fez o vídeo", diz.

Além da barbatana, Siqueira chegou a ver parte do dorso do tubarão, o que possibilitou calcular o tamanho do animal.

"(O dorso) estava dois palmos para fora da água e deu para ver a cauda. Era um tubarão grande, com cerca de 3 metros de comprimento."

Ele enviou as imagens para um especialista que identificou a espécie como sendo um tubarão-martelo.

Segundo Siqueira, não é a primeira vez que um tubarão surpreende os surfistas no Rio. Ele conta que, no dia 1º de maio, estava com os alunos em Arraial do Cabo, município vizinho ao Rio, quando avistou a barbatana.

"Lá em Arraial havia um cardume de peixe e ele estava caçando, por isso nos afastamos. Este de domingo estava passeando, bem tranquilo, não estava nem ligando para nossa presença ali. Saímos da água mais por precaução."

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:28, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

Vírus Nipah entra no radar das autoridades durante o Carnaval.
Carnaval

Vírus Nipah preocupa o mundo e levanta alerta para o Carnaval no Brasil

Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.

mais notícias

+

Newsletter