Pernambuco, 06 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump confirma trégua de 5 dias nos ataques ao Irã depois de negociações; mas Irã nega conversas

Presidente dos EUA comunicou ao Departamento de Guerra adiar as ofensivas militares a usinas de energia

23 de março de 2026 às 15:40   - Atualizado às 15:56

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos da América.

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos da América. Foto: Reprodução/ @realdonaldtrump

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, anunciou uma trégua de 5 dias com o Irã. Ordenando ao seu Departamento de Guerra que adiasse os ataques militares as usinas de energia e infraestrutura energética iranianas. 

Em um post na rede social "Truth Social", Trump disse que representantes dos dois países tiveram negociações "muito boa e positivas" no último fim de semana e por isso comunicou o adiamento de todo ataque as infraestruturas energéticas do país do Oriente Médio. 

"Tenho o prazer de informar que os Estados Unidos e o Irã tiveram, nos últimos dois dias, conversas muito boas e produtivas a respeito de uma resolução completa e total de nossas hostilidades no Oriente Médio. Com base no teor e no tom dessas conversas aprofundadas, detalhadas e construtivas, que continuarão ao longo da semana, instruí o Departamento de Guerra a adiar todos e quaisquer ataques militares contra usinas de energia e infraestrutura energética iranianas por um período de cinco dias" disse Donald Trump, após negociação bem sucedida.

Mas apesar do entusiasmo do presidente dos EUA, o Irã negou conversas com os Estados Unidos e disse que Trump recuou após ameaças de Teerã. 

Segundo o site americano Axios, as negociações citadas por Trump ao anunciar trégua com o Irã foram feitas por altos funcionários da Turquia, Egito e Paquistão com o enviado da Casa Branca, Steve Witkoff, e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi.

Veja Também

A jornalistas, Trump afirmou que uma "mudança de regime" já está em curso no Irã e que as negociações que citou na rede social não ocorreram com o novo líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, mas com pessoas que ele descreveu como "muito razoáveis". Se as negociações falharem, disse ele, "vamos continuar a bombardear tudo o que pudermos". 

A declaração ocorre um dia após a Guarda Revolucionária do Irã ameaçar fechar completamente o Estreito de Ormuz, e atacar as usinas de energia de Israel e aquelas que abastecem as bases americanas em toda a região do Golfo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:46, 06 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Paciente fica 271 dias com rim de porco.
Medicina

Paciente fica 271 dias com rim de porco antes de receber órgão humano; estudo é liderado por brasileiro

Durante o período em que permaneceu com o órgão suíno, o paciente não precisou de diálise, o que permitiu aguardar a disponibilidade de um rim humano.

Primeira ministra italiana e Donald Trump discursando.
Comentário

Trump diz que tem "boa relação" com o Brasil e afirma que América do Sul "está indo para a direita"

Presidente dos EUA evitou citar Lula e disse ter ajudado a eleger pessoas na Argentina e em outros países da região.

Encontro entre Donald Trump e Lula nos EUA
Reuniões

Brasil e Estados Unidos retomam negociações após tarifaços de 25% e 12,5%

Lula reforçou a posição do Brasil de que as tarifas são infundadas. Trump, então, propôs retomar as conversas entre as equipes dos dois países.

mais notícias

+

Newsletter