Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Papa Francisco faz primeira aparição pública em celebração no Vaticano após internação

O pontífice fez uma aparição surpresa. De cadeira de rodas e usando uma cânula debaixo do nariz, ele acenou brevemente para os fieis.

Fernanda Diniz

06 de abril de 2025 às 08:27   - Atualizado às 08:49

Papa Francisco.

Papa Francisco. Foto: Vatican Media

O Papa Francisco fez sua primeira aparição pública neste domingo, 6 de abril, ao saudar fiéis que participavam da missa do Jubileu dos Enfermos, na Praça São Pedro, no Vaticano. O religioso ficou hospitalizado por 38 dias por causa de uma grave pneumonia.

Ao fim da celebração dominical, o pontífice fez uma aparição surpresa. De cadeira de rodas e usando uma cânula debaixo do nariz, ele acenou brevemente para os fieis. Segundo o Vaticano, havia 20 mil peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

O papa acompanhou a missa pela televisão, de acordo com o arcebispo Fisichella, que presidiu a celebração. Fisichella leu durante a cerimônia uma homilia preparada por Francisco, na qual ele disse que Deus não nos deixa sozinhos durante momentos de doença.

"Na doença, Deus não nos deixa sozinhos e, se nos abandonarmos a Ele, precisamente onde as nossas forças falham, podemos experimentar a consolação da sua presença", escreveu o papa na homilia.

Na homilia, o papa também compartilhou com os fiéis sobre como foi se sentir frágil e dependente dos outros no período em que ficou doente.

Veja Também

"Convosco, queridos irmãos e irmãs doentes, neste momento da minha vida, estou a partilhar muito: a experiência da enfermidade, de me sentir frágil, de depender dos outros em tantas coisas, de precisar de apoio", escreveu.

"Nem sempre é fácil, mas é uma escola na qual aprendemos todos os dias a amar e a deixarmo-nos amar, sem exigir nem recusar, sem lamentar nem desesperar, agradecidos a Deus e aos irmãos pelo bem que recebemos, abertos e confiantes no que ainda está para vir", continuou.

Ao final da missa, foi lida uma mensagem de agradecimento de Francisco. O papa "agradeceu do fundo do coração as orações dirigidas a Deus pela sua saúde".

Papa Francisco precisa 'reaprender a falar'

O papa Francisco precisa "reaprender a falar" devido ao uso prolongado de oxigênio de alto fluxo.

A informação foi confirmada no mês de março pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, chefe do escritório doutrinário do Vaticano.

Fernández também negou qualquer possibilidade de renúncia do pontífice e assegurou que Francisco está retomando suas forças.

"Ele está voltando a ser o que era antes", afirmou o cardeal, reforçando que o líder da Igreja Católica segue em recuperação.

O Chefe da Igreja Católica vai deixar o Hospital Gemelli, em Roma, e ficará na Casa Santa Marta, no Vaticano.

O Vaticanojá havia anunciado que o que o pontífice planejava aparecer em uma janela do hospital no domingo para dar uma bênção aos fiéis. Caso se confirme, será a primeira aparição pública desde a internação.

Os médicos Sergio Alfieri e Luigi Carbone afirmaram em coletiva conduzida pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, no saguão do Hospital Gemelli, que o Papa ainda seguirá de repouso por dois meses no Vaticano e realizará tratamentos de fisioterapia pulmonar, além de exercícios fonoaudiológicos.

“Não está completamente curado e uma recuperação completa vai levar muito tempo” declaram.

Durante a internação, os médicos recordaram os dois episódios considerados “muito críticos”, nos quais o Santo Padre esteve em perigo de morte, mas nunca foi entubado.

O dr. Alfieri afirmou que é necessário tempo para que a voz do Papa volte a ser como antes. Mas são duas semanas que sua condição é estável e são dez dias que se registram melhoras significativas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:45, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente Kim Jong Un
Território

Coreia do Norte ameaça reagir a nova incursão de drones sul-coreanos

O alerta foi divulgado na ultima quinta-feira (12) pela agência estatal KCNA.

El Atlético de Madrid goleó al Barcelona en la ida por 4-0.
CopadelRey

Barcelona x Atlético de Madrid: entradas desde 248 hasta 408 euros por una remontada casi imposible

El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

mais notícias

+

Newsletter