Presidente Nicarágua. Foto Montagem/Portal de Prefeitura
A Bíblia passou a integrar uma lista de itens proibidos na fronteira, que inclui jornais, revistas, livros, drones, câmeras, alimentos perecíveis e objetos cortantes. Representantes da empresa de transporte Tica Bus, que realiza viagens entre países da região, confirmaram que passageiros de El Salvador e Honduras não podem transportar esses itens.
Anna Lee Stangl, diretora de advocacia da CSW, afirmou que a medida é preocupante dentro do contexto de repressão do governo de Ortega:
“Pedimos que a proibição seja revogada e que cessam os esforços para restringir a liberdade religiosa e de expressão. A comunidade internacional deve apoiar as vozes independentes nicaraguenses, dentro e fora do país.”
Nos últimos anos, a Nicarágua intensificou o controle sobre organizações religiosas e líderes cristãos:
A repressão aumentou após as eleições de 7 de novembro de 2021, quando Ortega garantiu seu quinto mandato, e desde os protestos de 2018 os cristãos passaram a ser alvo de restrições e monitoramento.
Um relatório da ONU declarou que o governo Ortega tem suprimido a democracia e as liberdades individuais, incluindo a perseguição a igrejas e líderes religiosos. Especialistas afirmam que o regime está “em guerra com seu próprio povo”.
Ortega rejeitou o relatório, alegando que trata-se de uma campanha de difamação organizada por organismos internacionais, como ONU e OEA.
A Nicarágua tem mostrado sinais de autoritarismo crescente, com Rosario Murillo, esposa de Ortega, como vice-presidente, e o controle consolidado sobre poderes legislativo e judiciário. O país ocupa atualmente a 30ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2025, que classifica os 50 países onde cristãos enfrentam maior perseguição.
3
09:26, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.
mais notícias
+