Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Menino de 2 anos perde visão de um olho após beijo de pessoa com herpes labial

A criança desenvolveu uma ferida aberta na córnea, com a lesão medindo 4 milímetros.

Isabella Lopes

12 de março de 2025 às 16:50   - Atualizado às 16:53

Juwan de 2 anos com tapa olho.

Juwan de 2 anos com tapa olho. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Juwan, um menino de 2 anos, perdeu a visão do olho esquerdo após ser beijado por uma pessoa com herpes labial. A infecção começou a se desenvolver há sete meses, na Namíbia, e resultou em sérias complicações.

O quadro do menino piorou tanto que ele quase perdeu completamente o olho e agora espera por uma cirurgia delicada para tentar salvá-lo. Sua mãe, Michelle Saaiman, ficou chocada com o diagnóstico e confessou: "Pensei que fosse uma pegadinha atrasada de 1º de abril", ao descobrir que o filho contraiu herpes ocular por um beijo. A origem do contágio ainda é um mistério.

Sobre a infecção ocular por  causa da herpes labial

 No mês de agosto, Juwan ainda tinha 1 ano e 4 meses, ele desenvolveu a infecção ocular e não respondia aos tratamentos com colírios antibióticos. Assim que houve uma piora no quadro de saúde, um especialista identificou o vírus herpes simplex (HSV) no olho do menino. 

"O médico estava me dizendo que há uma bolha de febre (também conhecida como herpes labial ou 'boqueira') crescendo na córnea do meu filho. Eu estava olhando para o médico, me perguntando se era 1º de abril, porque pensei que fosse uma brincadeira", contou Michelle ao portal Metro.

Para tentar conter a infecção foi intensa , os médico chegaram a consultar especialistas em Nova York para encontrar o medicamento adequado. Contudo, quando o tratamento começou a fazer efeito, já era tarde demais para salvar a visão de Juwan. 

Veja Também

"Naquele momento, o herpes causou tantos danos à sua córnea que ele basicamente perdeu toda a sensibilidade no olho e não conseguia ver nada. Ele estava completamente cego", explicou Michelle.

O olho de Juwan começou a piorar, com a falta de lubrificação, formando um buraco de quatro milímetros. Os pais, agora, enfrentam uma batalha contra infecções constantes e há risco iminente de perda total do olho. 

A família de Juwan buscou ajuda especializada na Cidade do Cabo, na África do Sul, na tentativa de reverter o quadro crítico do menino. Ele já passou por uma cirurgia para enxerto de âmnio, que foi fundamental para a recuperação da córnea, além de ter as pálpebras costuradas para proteger o olho. Em abril, ele enfrentará uma nova operação, na qual nervos serão retirados da perna e implantados no olho. Se tudo correr como esperado, Juwan poderá ser submetido a um transplante de córnea no próximo ano.

"Não é justo que um ser humano tão pequeno passe por tudo isso", desabafou a mãe.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:28, 24 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Criança permaneceu desacompanhada durante aproximadamente três horas.
Imprudência

Pai deixa filho de 7 anos sozinho no Monte Fuji para seguir trilha e polícia é acionada

Menino aguardava a mais de 2 mil metros de altitude quando foi encontrado sob chuva e neblina por um funcionário de abrigo.

Brasil e EUA retornaram negociações comerciais
Tratativas

Brasil e EUA vão retomar negociação comercial; reunião foi acertada após ligação de Lula para Trump

A retomada das tratativas abre um novo canal de diálogo entre Brasília e Washington em meio à disputa comercial provocada pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros

Encontro entre Donald Trump e Lula nos EUA
Encontro

Lula telefona para Trump e marca reunião para discutir tarifaço dos EUA sobre produtos brasileiros

Conversa durou cerca de 1h20 e também tratou da guerra no Oriente Médio, Amazônia e reforma do Conselho de Segurança da ONU

mais notícias

+

Newsletter