Detentos sendo conduzidos às celas por policiais. Foto: Secretaria de Prensa de la Presidencia de El Salvador/Reprodução
A facção criminosa Tren de Aragua, considerada a maior organização criminosa da Venezuela, já possui integrantes atuando em pelo menos seis estados brasileiros, segundo matéria jornalística desta terça-feira, 6 de dezembro, do Metrópoles. A maior presença do grupo está em Roraima, estado que faz fronteira com a Venezuela e se tornou uma das principais portas de entrada de refugiados venezuelanos nos últimos anos, ainda de acordo com o Metrópoles.
O suposto vínculo do presidente venezuelano Nicolás Maduro com a facção é citado pelo chefe da Casa Branca, Donald Trump, como uma das motivações para a operação realizada por forças norte-americanas que resultou na captura dele e da esposa, Cilia Flores, no último sábado (3). Ambos estão detidos no Centro de Detenção Metropolitano, no Brooklyn, em Nova York.
Maduro foi indiciado por um júri federal dos Estados Unidos pelos crimes de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas. A denúncia, apresentada em Nova York, prevê pena mínima de 20 anos de prisão, podendo chegar à prisão perpétua.
Segundo a acusação, o líder venezuelano teria comandado, por mais de 20 anos, uma estrutura criminosa instalada no alto escalão do Estado. De acordo com o processo, essa organização utilizava órgãos públicos, forças de segurança, aeroportos, portos e até canais diplomáticos para facilitar o envio de grandes carregamentos de cocaína aos Estados Unidos.
Em declaração pública, o presidente norte-americano Donald Trump afirmou:
“Maduro enviou gangues, assassinas e selvagens, incluindo a Sangrenta Gangue de Trem de Aragua, para aterrissar comunidades americanas em todo o país. Eles fizeram isso, ele fez isso. Tomavam complexos de apartamento, cortavam dedos de pessoas que ligavam para a polícia, foram brutais. Eles não serão mais brutais agora”.
No Brasil, a Polícia Civil de Roraima (PCRR) informou que integrantes do Tren de Aragua já foram identificados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com a corporação, em São Paulo e no Rio de Janeiro, criminosos venezuelanos estabeleceram alianças com as duas principais facções do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).
3
09:05, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.
mais notícias
+