Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Maior facção da Venezuela, citada por Trump, possui membros em seis estados do Brasil; veja quais

Segundo a acusação, Nicolás Maduro teria comandado, por mais de 20 anos, uma estrutura criminosa instalada no alto escalão do Estado.

Gabriel Alves

06 de janeiro de 2026 às 12:45   - Atualizado às 12:45

Detentos sendo conduzidos às celas por policiais.

Detentos sendo conduzidos às celas por policiais. Foto: Secretaria de Prensa de la Presidencia de El Salvador/Reprodução

A facção criminosa Tren de Aragua, considerada a maior organização criminosa da Venezuela, já possui integrantes atuando em pelo menos seis estados brasileiros, segundo matéria jornalística desta terça-feira, 6 de dezembro, do Metrópoles. A maior presença do grupo está em Roraima, estado que faz fronteira com a Venezuela e se tornou uma das principais portas de entrada de refugiados venezuelanos nos últimos anos, ainda de acordo com o Metrópoles.

O suposto vínculo do presidente venezuelano Nicolás Maduro com a facção é citado pelo chefe da Casa Branca, Donald Trump, como uma das motivações para a operação realizada por forças norte-americanas que resultou na captura dele e da esposa, Cilia Flores, no último sábado (3). Ambos estão detidos no Centro de Detenção Metropolitano, no Brooklyn, em Nova York.

Maduro foi indiciado por um júri federal dos Estados Unidos pelos crimes de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas. A denúncia, apresentada em Nova York, prevê pena mínima de 20 anos de prisão, podendo chegar à prisão perpétua.

Segundo a acusação, o líder venezuelano teria comandado, por mais de 20 anos, uma estrutura criminosa instalada no alto escalão do Estado. De acordo com o processo, essa organização utilizava órgãos públicos, forças de segurança, aeroportos, portos e até canais diplomáticos para facilitar o envio de grandes carregamentos de cocaína aos Estados Unidos.

Em declaração pública, o presidente norte-americano Donald Trump afirmou:

Veja Também

“Maduro enviou gangues, assassinas e selvagens, incluindo a Sangrenta Gangue de Trem de Aragua, para aterrissar comunidades americanas em todo o país. Eles fizeram isso, ele fez isso. Tomavam complexos de apartamento, cortavam dedos de pessoas que ligavam para a polícia, foram brutais. Eles não serão mais brutais agora”.

No Brasil, a Polícia Civil de Roraima (PCRR) informou que integrantes do Tren de Aragua já foram identificados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com a corporação, em São Paulo e no Rio de Janeiro, criminosos venezuelanos estabeleceram alianças com as duas principais facções do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:57, 05 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções e 104 jogos, em um torneio realizado nos Estados Unidos, Canadá e México.
Curiosidades

Copa do Mundo 2026 terá 104 jogos e novo formato com 48 seleções

Mundial nos Estados Unidos, Canadá e México amplia número de partidas e muda fase de grupos.

Jürgen Klopp pode ser o novo treinador do Atlético de Madrid
Colchoneros

Jurgen Klopp, ex-Liverpool, pode assumir comando de gigante espanhol; confira

O treinador alemão não dirige um clube desde 2024, quando deixou o Liverpool e se tornou diretor global de futebol da Red Bull.

Mulheres antes da revolução Islâmica.
História

Minissaias e rock: curiosidades de como era o Irã antes do regime dos Aiatolás

País já foi um dos mais liberais do Oriente Médio, com vida noturna vibrante e direitos civis avançados para as mulheres.

mais notícias

+

Newsletter