Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Maduro antecipa Natal na Venezuela em meio a escalada com EUA; veja data das comemorações

Segundo Maduro, a antecipação tem como objetivo "defender a felicidade" do povo. Ele afirmou que a iniciativa estimula a economia, o comércio e as atividades culturais.

Gabriel Alves

09 de setembro de 2025 às 11:45   - Atualizado às 11:45

Maduro.

Maduro. Foto: Reprodução/Instagram/@nicolasmaduro

O ditador venezuelano Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela vai antecipar mais uma vez as comemorações de Natal para o dia 1º de outubro. A medida repete a decisão tomada no ano passado.

“Vamos decretar que, a partir de 1º de outubro, o Natal recomeça na Venezuela. Este ano também”, declarou durante a 90ª edição do programa Maduro+, exibido na segunda-feira, 8 de setembro, pela TV estatal e pelo YouTube.

Segundo Maduro, a antecipação tem como objetivo “defender a felicidade” do povo. Ele afirmou que a iniciativa estimula a economia, o comércio e as atividades culturais no país.

“Nosso povo busca constantemente sua felicidade. Queremos que se unam e se fortaleçam. Vamos repetir a fórmula de anos anteriores, que funcionou muito bem para a economia, a cultura e a alegria”, disse.

O líder ainda destacou que a temporada antecipada contará com “comércio, atividades culturais, canções natalinas e gaitas de fole”, reforçando que o decreto é, em suas palavras, uma forma de garantir o “direito à felicidade”.

Veja Também

A declaração de Maduro, se dá em meio ao aumento das tensões com os Estados Unidos. Oito navios da Marinha norte-americana foram deslocados para áreas próximas à Venezuela, sendo sete no Caribe e um no Oceano Pacífico. De acordo com a agência Reuters, Washington justifica a operação como parte do combate ao narcoterrorismo.

Em 2024, o Natal no país também foi antecipado para 1º de outubro. Na época, especialistas interpretaram a decisão como uma estratégia de distração, já que o governo prendia opositores que contestavam o resultado das eleições presidenciais. Maduro também havia antecipado o início das festividades em 2020, durante a pandemia, e em 2013, ano em que assumiu o poder.

Maduro planeja fuga

O cerco militar anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra cartéis latino-americanos reacendeu rumores sobre uma possível fuga do ditador venezuelano Nicolás Maduro.

Segundo o jornalista investigativo peruano Jaime Bayly e a emissora NTN24, o governo da Nicarágua, liderado por Daniel Ortega, estaria pronto para oferecer abrigo a Maduro, sua esposa Cilia Flores e seus filhos, caso ocorra um colapso político em Caracas.

Bayly afirmou que o avião presidencial venezuelano, um Boeing 737 da estatal Conviasa, decolou recentemente de Maiquetía com destino a Manágua, capital da Nicarágua. O movimento foi confirmado por registros do FlightRadar24, que apontaram o voo de um Airbus A340, matrícula YV1004, também operado pela companhia estatal. A aeronave é frequentemente usada por Maduro e pelo ministro do Interior, Diosdado Cabello. 

Ainda de acordo com a NTN24, o mesmo avião já havia feito a rota entre a Venezuela e a Nicarágua em 15 de agosto. Em outra ocasião, desviou para Havana antes de retornar a Caracas. Esses deslocamentos aumentaram as especulações sobre os planos de fuga.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:48, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

El Atlético de Madrid goleó al Barcelona en la ida por 4-0.
CopadelRey

Barcelona x Atlético de Madrid: entradas desde 248 hasta 408 euros por una remontada casi imposible

El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

mais notícias

+

Newsletter