Macron e esposa durante momento no avião. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O presidente da França, Emmanuel Macron, se tornou o centro de um vídeo viral após desembarcar no Vietnã, na noite de domingo, 25 de maio, para a primeira etapa de sua viagem pelo Sudeste Asiático. As imagens mostram a primeira-dama, Brigitte Macron, aparentemente empurrando o rosto do marido ao saírem da aeronave presidencial. (veja vídeo abaixo)
Assim que a porta do avião se abre, Macron surge e, segundos depois, Brigitte estende as duas mãos e pressiona o rosto do presidente com um gesto inesperado. Macron demonstra surpresa por um instante, mas logo se recompõe e acena para a imprensa.
Na sequência, o casal desce a escada da aeronave. O presidente oferece o braço à esposa, que recusa o gesto e opta por segurar o corrimão.
O Palácio do Eliseu reagiu ao vídeo nesta segunda-feira (26). Inicialmente, negou o incidente. Depois, minimizou a situação e tentou conter a repercussão nas redes sociais.
"Briguinha de casal", afirmou um assessor.
Segundo uma fonte da presidência francesa, o episódio não passou de um gesto carinhoso:
“Foi um momento em que o presidente e a esposa estavam relaxando uma última vez antes do início da viagem, provocando-se de brincadeira”.
A mesma fonte declarou que o gesto foi mal interpretado:
“Não era preciso mais nada para alimentar os teóricos da conspiração”, afirmou, ao apontar que grupos pró-Rússia teriam se aproveitado das imagens para gerar polêmica.
A França planeja construir uma prisão de segurança máxima para traficantes de drogas e radicais islâmicos na Amazônia. A ideia do governo francês é erguer a unidade prisional próximo a uma antiga colônia penal em seu território ultramarino da Guiana Francesa.
O anexo de segurança máxima fará parte de uma prisão de 450 milhões de dólares (R$ 2,5 bilhões) com capacidade para 500 detentos. A construção do presídio está prevista desde 2017, mas a instalação não tinha objetivo de receber prisioneiros de segurança máxima da França continental.
O ministro da Justiça francesa, Gérald Darmanin, afirmou ao Jornal du Dimanche, que a prisão será inaugurada em 2028, no município de Saint-Lauent-du-Maroni.
Segundo Darmanin, o anexo contará com 60 vagas "para retirar de circulação os perfis mais perigosos envolvidos no tráfico de drogas". O ministro aponta que da totalidade de vagas, 15 serão direcionadas para condenados por radicalismo islâmico.
3
14:12, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
mais notícias
+