26 de outubro de 2024 às 13:54 - Atualizado às 14:03
Israel realiza ataque de retaliação contra Irã. Foto: Reprodução
As Forças de Defesa de Israel confirmaram a condução de uma operação de retaliação ao Irã na madrugada de sábado (horário local), em resposta ao ataque de 180 mísseis realizado por Teerã neste mês.
A mídia estatal iraniana relatou explosões perto da capital, Teerã. Não ficou imediatamente claro o que havia sido atingido. O Irã ameaçou retaliar à força se sua infraestrutura nuclear ou de petróleo fosse atacada.
Ataques aéreos estão ocorrendo nos arredores de Damasco, de acordo com a agência de notícias estatal síria SANA, que afirma que as defesas aéreas estão ativadas.
Os relatos ocorrem simultaneamente à informação, confirmada pelas forças de defesa de Israel, de um contra-ataque ao Irã, que no começo do mês lançou 180 mísseis contra o território israelense.
Israel avisou os EUA com antecedência antes de seus ataques contra o Irã na noite de sexta-feira, de acordo com uma autoridade dos EUA e uma fonte familiarizada com as discussões.
"Estávamos cientes antecipadamente", disse o funcionário dos EUA.
O funcionário não especificou com que antecedência os EUA souberam que o ataque aconteceria, ou se Israel informou os alvos que seriam atacados.
Estadão Conteúdo
1
2
20:07, 25 Jan
29
°c
Fonte: OpenWeather
É um movimento que pode abrir caminho para que o presidente dos Estados Unidos instale aliados em funções importantes.
Em contrapartida pela libertação das reféns, Israel deverá soltar até 250 prisioneiros palestinos, conforme o acordo firmado.
Atualmente, cerca de 2,3 mil pessoas trans estão presas, das quais 1,5 mil fizeram a transição para o gênero feminino.
mais notícias
+