Pernambuco, 12 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

IMPRENSA internacional repercute PROIBIÇÃO DE BOLSONARO para ir na POSSE DE TRUMP

O ex-presidente teve o passaporte retido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, como medida cautelar da investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Ricardo Lélis

18 de janeiro de 2025 às 15:28   - Atualizado às 15:28

Ex-presidente Jair Bolsonaro

Ex-presidente Jair Bolsonaro Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de negar a devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi repercutida pelos principais jornais internacionais nos últimos dias.

O ex-presidente está com o passaporte retido como medida cautelar da investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Com a negativa do Supremo, Bolsonaro não irá à posse de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos que assume o cargo nesta segunda-feira, 20 de janeiro.

O jornal americano The New York Times repercutiu a proibição com uma análise das semelhanças entre Bolsonaro e Trump, e por qual razão os dois políticos traçaram caminhos diferentes desde o momento em que deixaram o poder. Segundo a reportagem, "Trump está voltando ao poder, enquanto Bolsonaro encara a prisão".

Segundo o jornal, o ex-presidente brasileiro tomou um caminho diferente do adotado pelo presidente eleito americano porque, ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos, as autoridades eleitorais do Brasil foram ágeis em torná-lo inelegível e seu grupo político, desde então, só lhe ofereceu um "apoio morno".

O jornal The Wall Street Journal, dos Estados Unidos, mostrou que Bolsonaro não irá à posse de Trump mesmo sendo um dos "mais próximos aliados" do presidente eleito na América Latina e com um convite para o evento.

Veja Também

O jornal americano The Washington Post destacou os argumentos da decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, como o de que Bolsonaro não detém posição que lhe confira a representação oficial do Brasil na posse de uma autoridade estrangeira.

A reportagem detalhou o histórico de conflitos na Justiça entre Moraes e Bolsonaro e cita que o ex-presidente considera o magistrado um "inimigo pessoal".

O britânico The Guardian afirmou que, após a negativa da Suprema Corte brasileira, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) representará o pai na posse de Trump. O jornal afirmou que o deputado federal é um potencial candidato para a eleição presidencial de 2026.

O El País, da Espanha, relembrou que o bolsonarismo celebrou "com euforia" a vitória de Trump em novembro de 2024.

A proibição da viagem de Bolsonaro também foi repercutida pela Al Jazeera, do Qatar, e pelo francês Le Figaro. Enquanto o principal jornal do Oriente Médio destacou que o ex-presidente brasileiro se sente vítima de "lawfare", termo em inglês para "perseguição judicial", o jornal francês citou que, além da investigação por golpe de Estado que retirou seu passaporte, Bolsonaro foi condenado em uma ação eleitoral que o torna inapto a concorrer a cargos eletivos até 2030.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:06, 12 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético e Real Madrid vão bem na Champions, Barcelona passa perto de vexame.
Futebol

Champions League: Rivais de Madri dominam ingleses e estão perto de classificação; Barça empata

Atlético de Madrid e Real Madrid vão para a Inglaterra com três gols de vantagem, enquanto o Barcelona enfrenta o Newcastle na Espanha e com placar igualado.

Bodo/Glimt é a sensação da Champions League.
Curiosidade

Sensação da Champions, Bodø/Glimt não joga campeonato nacional desde 2025 e motivo chama atenção

Clube norueguês virou destaque da Champions League enquanto aguarda início do Campeonato Norueguês, que segue calendário diferente do restante da Europa.

Participante é expulsa do Big Brother argentino após declarações racistas: 'Tem uma escrava ali'
Absurdo

Participante é expulsa do Big Brother argentino após declarações racistas: 'Tem uma escrava ali'

No diálogo, Carmiña Masi usou expressões racistas ao se referir a outro competidor do reality.

mais notícias

+

Newsletter