Trump e Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR
Neste sábado, 18 de janeiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou esperar que Donald Trump o ajude a reverte sua inelegibilidade, após dizer que o futuro presidente do EUA não irá permitir o "ativismo judicial" para perseguir opositores em outros países.
O ex-presidente, alegou ter sido convidado para a posse de Trump, que acontecerá no dia20 de janeiro, porém o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão de reter seu passaporte, o que acabou não permitindo que ele viajar ao Estados Unidos, onde foi mencionado a "possibilidade de tentativa de evasão" de Bolsonaro, que é investigado por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.
"Já tem influência no mundo todo da presença dele (...) Se ele me convidou, ele tem a certeza que pode colaborar com a democracia do Brasil, afastando inelegibilidades políticas, como (essa que) eu tive", disse Bolsonaro a jornalistas.
O ex-presidente, de 69 anos, está proibido de concorrer a cargos eleitorais até 2030 devido às suas críticas infundadas às urnas eletrônicas antes das eleições de 2022, nas quais foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ao ser questionado sobre como Trump poderia ajudar na situação, Bolsonaro respondeu: "Só a presença dele (...) só as suas ações".
"Ele não vai admitir certas pessoas pelo mundo perseguindo opositores, é o que chamam de 'lawfare'. É o ativismo judicial que ele sofreu lá", afirmou, em alusão aos vários casos judiciais contra o magnata republicano.
"Não vou dar palpite, nem sugestão. Ele sabe o que está acontecendo", acrescentou.
Em entrevista à imprensa no aeroporto de Brasília, após se despedir de sua esposa, Michelle, que o representará na cerimônia de posse de Donald Trump, Bolsonaro expressou estar bastante "chateado" e "abalado" por não poder viajar para os Estados Unidos.
1
06:59, 24 Out
28
°c
Fonte: OpenWeather
Com isso, o Tribunal de Justiça do Rio (RJ-RJ) vai oficializar, em breve, a queda da liminar que havia concedido à atleta trans para que ela pudesse atuar.
De acordo com a CBTU, a iniciativa atende à Resolução nº 23.759/2026 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a oferta gratuita de transporte coletivo urbano.
A atuação incluirá ações de Garantia da Votação e da Apuração (GVA) em 306 municípios de 11 estados e apoio logístico em outros 39 municípios de oito unidades da federação.
mais notícias
+