09 de outubro de 2024 às 09:20 - Atualizado às 09:21
Furacão Milton vai atingir a Flórida. Foto:Reprodução/Internet
O furacão Milton, de categoria 5, está a poucas horas de atingir a costa da Flórida, nos Estados Unidos, e já mobiliza autoridades e moradores em uma das maiores operações de evacuação dos últimos anos. Mais de um milhão de pessoas receberam ordens para abandonar suas casas e buscar abrigo em segurança, deixando cidades desertas e provocando congestionamentos em várias estradas.
A tempestade, que se intensificou de forma "explosiva" nos últimos dias, deve tocar o solo na madrugada de quinta-feira, 10 de outubro, por volta de 01h no horário local (03h em Brasília), com ventos que podem chegar a 270 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC).
A região metropolitana de Tampa, com mais de três milhões de habitantes, será uma das primeiras áreas a sentir o impacto de Milton. As autoridades locais temem destruição em larga escala, tanto em edifícios quanto em residências, além de inundações provocadas pela força dos ventos e das chuvas. A prefeita de Tampa, Jane Castor, alertou para o risco de mortes, principalmente nas áreas mais vulneráveis, e pediu que a população leve a situação "extremamente a sério".
Em todo o estado, a preparação para o furacão inclui o fechamento de aeroportos, como os de Tampa e Orlando, e a suspensão de voos. Parques temáticos famosos, incluindo os da Disney e da Universal, interromperam suas atividades em antecipação à tempestade.
Ron DeSantis, governador da Flórida, pediu que os moradores se preparassem para o "impacto significativo" que o furacão deve causar, especialmente em uma região que ainda tenta se recuperar da passagem do furacão Helene, que devastou partes da costa oeste da Flórida no final de setembro, deixando dezenas de mortos.
A rápida intensificação de Milton, que passou de uma tempestade tropical para um furacão de categoria 5 em apenas 46 horas, chamou a atenção de meteorologistas e especialistas. A temporada de furacões no Atlântico tem sido descrita como "a mais estranha já vista", com cinco grandes fenômenos registrados apenas entre setembro e outubro.
07:13, 09 Dez
27
°c
Fonte: OpenWeather
A detenção ocorre horas após a tentativa de um impeachment contra o presidente falhar na Assembleia Nacional coreana.
Organizações de direitos humanos argumentam que a legislação que veta o uso de bloqueadores de puberdade, discrimina adolescentes transgêneros.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o tremor ocorreu a uma profundidade de 10 km, com epicentro situado a 63 km a oeste da cidade de Ferndale.
mais notícias
+