Pernambuco, 28 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

EUA ameaçam impor tarifas de 30% sobre produtos brasileiros por conta do PIX e pirataria, diz jornal

Matéria aponta que a USTR (Escritório do Representante do Comércio dos EUA) tem prazo até julho para concluir investigações sobre supostas práticas comerciais consideradas injustas.

Ricardo Lélis

25 de abril de 2026 às 20:36   - Atualizado às 20:36

PIX e Rua 25 de Março são alvos dos EUA

PIX e Rua 25 de Março são alvos dos EUA (Fotos: Bruno Peres e Paulo Pinto (Agência Brasil))

Os Estados Unidos preparam um novo pacote de tarifas contra o Brasil e outros países, com alíquota estimada em cerca de 30% para produtos brasileiros. A informação é da CNN Brasil.

De acordo com a reportagem, a medida deve poupar itens que possam pressionar a inflação nos EUA, como café, carne e suco de laranja.

Matéria aponta que a USTR (Escritório do Representante do Comércio dos EUA) tem prazo até julho para concluir investigações sobre supostas práticas comerciais consideradas injustas e discriminatórias por parte do Brasil. No entanto, o resultado pode ser antecipado, já que o processo estaria em estágio avançado.

Entre os pontos questionados estão tarifas e barreiras comerciais, além do sistema de pagamentos Pix. Segundo o governo americano, o modelo violaria a livre concorrência por ser favorecido pelo Banco Central em relação a sistemas privados, inclusive estrangeiros.

As investigações também citam problemas na proteção à propriedade intelectual, mencionando a venda de produtos piratas em centros comerciais como a Rua 25 de Março, além de críticas à lentidão no sistema de patentes, que afetaria empresas inovadoras dos Estados Unidos.

Veja Também

Outro ponto levantado envolve crimes ambientais. Em publicação na rede social X, feita na quarta-feira (22), Dia da Terra, o presidente Donald Trump aparece com uma pá, acompanhado da mensagem: “Cavando práticas comerciais injustas que prejudicam trabalhadores americanos”.

Ainda segundo o USTR, cerca de 50% da madeira exportada pelo Brasil — e 90% da oriunda da Amazônia — teria origem ilegal, o que, na avaliação do órgão, impacta o meio ambiente e a competitividade dos produtores americanos.

Suprema Corte suspende tarifas

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, em fevereiro deste ano, limitar o alcance das tarifas comerciais impostas durante o governo de Donald Trump.

A Corte analisou o uso de dispositivos legais que permitiram a aplicação de taxas sobre produtos importados sem autorização direta do Congresso. Os ministros reforçaram que a Constituição atribui ao Legislativo o poder de regular o comércio exterior.

O julgamento definiu parâmetros mais claros para o uso de argumentos ligados à segurança nacional. Trump utilizou essa justificativa para impor tarifas a produtos de diferentes países.

Ele afirmou que determinadas importações ameaçavam setores estratégicos da economia americana. A Corte avaliou essa interpretação e determinou que o presidente precisa respeitar critérios objetivos e limites legais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:26, 28 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Flávio Bolsonaro se encontra com Donald Trump na Casa Branca.
Posição

Governo Trump dará visto para Flávio Bolsonaro e sua família após chegarem nos EUA

Nesta terça-feira, 27 de outubro, a Polícia Federal comunicou ao ministro do STF Alexandre de Moraes que o senador descumpriu a ordem judicial para entrega dos seus passaportes.

Carla Zambelli com arma no meio da rua.
Processo

Justiça italiana adia julgamento sobre extradição de Carla Zambelli; veja nova data

A ex-deputada foi condenada pelos crimes de invasão de sistema informático, falsidade ideológica, porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

Papa Leao XIV diante dos presentes na Praça São Pedro.
Compromisso

Vaticano confirma viagem do Papa à América do Sul em novembro; veja os países

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa tem adaptado a programação diária para priorizar o período pós-operatório, mantendo atividades públicas e compromissos importantes, mas reservando momentos para repouso.

mais notícias

+

Newsletter