Eleições EUA: Trump lidera disputa contra Kamala em três Estados decisivos, diz pesquisa. Fotos: Reprodução. Edição: Portal de Prefeitura
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que concorre nas eleições de novembro contra a democrata Kamala Harris, apresenta sinais de força em três estados estratégicos: Arizona, Geórgia e Carolina do Norte, conforme aponta uma nova pesquisa do New York Times e Siena College.
Esses estados fazem parte do Cinturão do Sul (Sun Belt), uma região que inclui o sul e sudoeste dos EUA.
De acordo com a pesquisa, o nova-iorquino conquistou uma pequena vantagem no Arizona e mantém a liderança na Geórgia, ambos estados que ele perdeu para Joe Biden em 2020. Na Carolina do Norte, onde um democrata não vence desde 2008, Kamala está apenas ligeiramente atrás do rival político.
Entre no nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
As sondagens, realizadas entre 17 e 21 de setembro, reforçam as divisões políticas nos EUA e indicam uma eleição acirrada. A disputa deste ano é vista como "uma das mais apertadas da história", segundo o New York Times.
Tanto Trump quanto a vice de Biden intensificaram suas campanhas nos sete estados decisivos, incluindo Arizona, Geórgia e Carolina do Norte. A candidata democrata está crescendo em outros estados cruciais do Centro-Oeste, como a Pensilvânia.
No Arizona, o candidato lidera com 50% das intenções de voto contra 45% da candidata pelo Democratas um revés para a democrata, que liderava por cinco pontos percentuais em agosto. O Times destaca que os eleitores latinos estão se distanciando de Harris, embora 10% ainda se declarem indecisos.
Na Carolina do Norte, Donald está à frente com 49% contra 47% de Harris, e na Geórgia, um estado onde Biden venceu por uma margem estreita em 2020, Trump tem 49% das intenções de voto contra 45% da democrata.
Apesar das pequenas vantagens do ex-presidente nesses estados, cerca de 15% do eleitorado ainda se descrevem como "indecisos ou não definitivamente decididos", deixando o resultado final em aberto até o dia 5 de novembro.
Pesquisa da Atlas/Intel divulgada no último sábado, 14 de setembro, mostra que as intenções de voto em Donald Trump registraram crescimento no cenário nacional. O republicano chegou a 3,6 pontos percentuais de vantagem sobre Kamala Harris entre julho e setembro.
No cenário que considera apenas Trump e Harris, a vantagem do ex-presidente é ligeiramente menor. O candidato republicano oscilou dentro da margem de erro, enquanto Harris manteve o mesmo valor de julho.
A maioria do eleitorado americano coloca inflação, o mercado de trabalho e imigração como alguns dos principais desafios para os EUA atualmente.
Direitos reprodutivos e o estado da democracia americana aparecem em um segundo patamar, citados por cerca de um quarto dos entrevistados.
3
15:38, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
mais notícias
+