Apagão em Cuba Foto: Reprodução
Um problema no sistema elétrico deixou quatro províncias no leste de Cuba sem energia na noite da quarta-feira (4). A estatal Unión Eléctrica de Cuba (UNE) informou que um apagão generalizado afetou as províncias de Holguín, Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo, deixando cerca de 3,4 milhões de pessoas sem eletricidade.
De acordo com a UNE, uma falha em uma linha de transmissão de alta tensão de 220 kV em Holguín provocou a saída do sistema de unidades em importantes termelétricas, como as plantas Felton e Renté, o que resultou no colapso parcial da rede elétrica no leste do país.
O apagão atinge diretamente a segunda maior cidade cubana, Santiago de Cuba, onde vivem mais de 400 mil habitantes, além de deixar partes da província de Holguín sem serviço. As autoridades ainda não divulgaram um prazo para a restauração completa da energia.
O incidente ocorre em meio a uma grave crise energética em Cuba, marcada por frequentes cortes de energia elétrica e dificuldades de abastecimento.
O sistema elétrico enfrenta problemas estruturais relacionados à falta de manutenção e à insuficiente capacidade de geração, agravados pela escassez de combustíveis e pela deterioração de usinas antigas.
Especialistas e estatísticas oficiais apontam que a ilha tem gerado apenas uma fração da energia necessária para atender à demanda interna, o que tem resultado em apagões recorrentes e prolongados em várias regiões.
A crise energética cubana é frequentemente associada às dificuldades econômicas do país, incluindo a falta de recursos para investir em infraestrutura e a dependência de combustíveis importados, fatores que foram exacerbados por anos de restrições e bloqueios ao comércio internacional.
Em outubro de 2024, um outro apagão atingiu todo o território de Cuba, após uma falha na maior usina do país. Segundo o governo na época, a ilha já estava em "emergência energética". As atividades das estatais foram suspensas e 10 milhões de pessoas estão no escuro - quase a totalidade da população de 11 milhões de habitantes.
O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, afirmou que o governo trabalha "com absoluta prioridade" para restabelecer a energia o mais rápido possível e suspendeu o comércio e os serviços não essenciais por três dias.
3
20:32, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.
mais notícias
+