Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Barroso fala de Direito e Mudança do Clima na COP28

09 de dezembro de 2023 às 18:17

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, participou neste sábado (9/12) de agenda relacionada ao evento oficial da COP-28, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes.

Barroso palestrou sobre Justiça e Mudança do Clima no campus da New York University, de Abu Dhabi. Também participaram dos debates o ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e presidentes de outras supremas cortes, como Bélgica e Quênia.

Barroso procurou mostrar, em sua apresentação, o papel do Poder Judiciário frente aos desafios da mudança do clima, apresentando casos recentes, em países como Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Holanda e Portugal, em que os compromissos nacionais para a mudança do clima foram levados à Justiça, em geral com o objetivo de garantir a sustentabilidade ambiental no longo prazo. O tema tem sido debatido em várias partes do mundo, muitas vezes considerado como componente dos direitos humanos, e será objeto de discussão em encontro de presidentes de Supremas Cortes do G20, que acontecerá em maio de 2024, no Rio de Janeiro.

O presidente do STF dialogou ainda com o Juiz da Corte Internacional de Justiça de Haia, o brasileiro Leonardo Caldeira Brant. A convite do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), da ONU, Barroso falará neste domingo, 10 de dezembro, no evento oficial da COP-28, no painel "Mudanças Climáticas e Juízes".

Domingo à tarde, Barroso presidente do STF estará no Pavilhão Brasil da COP-28 para uma apresentação sobre os desafios da Amazônia.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:26, 17 Abr

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Brasileiro que se alistou no Exército ucraniano para lutar contra a Rússia está desaparecido
Paradeiro

Estudante da USP que se alistou no Exército ucraniano para lutar contra a Rússia está desaparecido

Igor de Aguiar recebeu o status de "desaparecido em combate" pelas autoridades ucranianas.

Papa Leão XIV e John Prevost
Tensão

Casa do irmão do papa Leão XIV é alvo de ameaça de bomba nos Estados Unidos

A polícia recebeu a denúncia na noite de quarta(15) e esvaziou casas próximas enquanto equipes faziam buscas na área.

Não há informações oficiais sobre o número total de passageiros que estavam no veículo no momento da ocorrência.
Acidente

Vídeo: ônibus despenca em abismo no sul do Equador e deixa ao menos 14 mortos e 29 feridos

As informações foram divulgadas pelo Serviço Integrado de Segurança ECU911, responsável pelo atendimento a ocorrências no país. De acordo com o órgão, o acidente aconteceu no setor de Molleturo.

mais notícias

+

Newsletter