Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Israel inicia ofensiva terrestre decisiva visando controle da Cidade de Gaza

Exército israelense avança para o centro da capital da Faixa e intensifica ataques contra o Hamas; ONU alerta para crise humanitária grave.

Joice Gomes

16 de setembro de 2025 às 11:30

Israel inicia ofensiva terrestre decisiva visando controle da Cidade de Gaza.

Israel inicia ofensiva terrestre decisiva visando controle da Cidade de Gaza. Imagem gerado por IA

Na madrugada desta terça-feira (16), o Exército de Israel iniciou a etapa mais importante de sua operação militar na Cidade de Gaza, coração urbano da Faixa de Gaza, lar de centenas de milhares de civis. As tropas avançam em direção ao centro da cidade, considerada o principal reduto do grupo armado Hamas, informou um comandante militar.

Avanço e contexto da operação

O comando militar indicou que entre 2 mil e 3 mil combatentes do Hamas estariam presentes na região, o que faz da ofensiva uma ação altamente complexa e arriscada. Em pronunciamento, o porta-voz das Forças Armadas israelenses, Avichay Adraee, informou estar em curso o desmantelamento da infraestrutura terrorista local e advertiu a população sobre os perigos de permanecer na área, classificada como zona de conflito intenso.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ressaltou a importância da operação para derrotar o Hamas e declarou que a ofensiva terrestre principal teve início.

Bombardeios e deslocamento da população

Junto com o movimento das tropas, Israel intensificou ataques aéreos, utilizando mísseis, drones, artilharia pesada e helicópteros para bombardear a cidade. O conflito já resultou na morte de pelo menos 41 pessoas na Faixa de Gaza desde o início da noite anterior, incluindo 37 em ataques concentrados na capital.

Antes da escalada militar, Gaza contava com cerca de 1 milhão de habitantes. Porém, a intensificação dos ataques tem gerado êxodo de boa parte da população para as regiões mais ao sul, ainda mais seguras. Enquanto o Exército israelense afirma que aproximadamente 350 mil civis deixaram a cidade, o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) estima o número em cerca de 142 mil, já que muitos refugiados precisam retornar porque não encontram abrigo suficiente.

Veja Também

Denúncias internacionais e situação humanitária

O conflito militar é objeto de crescente preocupação internacional. Relatores da ONU e diversas organizações classificam a ofensiva como genocídio, responsabilizando Israel pelas mortes de cerca de 65 mil pessoas desde outubro de 2023, incluindo mais de 19 mil crianças.

A situação humanitária se agrava com o aumento das mortes, deslocamentos forçados e dificuldades no acesso a necessidades básicas, alertam instituições de direitos humanos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:07, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

mais notícias

+

Newsletter