Mesquita atingida por bomba na Síria. Foto: Agência estatal de notícias da Síria SANA/Reprodução
Ao menos seis pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas após uma explosão atingir uma mesquita frequentada pela minoria alauíta na cidade de Homs, na Síria, nesta sexta-feira, 26 de dezembro. As informações foram confirmadas pelo Ministério do Interior sírio.
De acordo com a agência estatal SANA, o número de vítimas foi informado por Najib al-Naasan, oficial do Ministério da Saúde, que destacou que os dados ainda são preliminares e podem ser atualizados conforme o avanço dos atendimentos médicos.
Segundo o gabinete de imprensa de Homs, um dispositivo explosivo detonou no interior da mesquita Imam Ali bin Abi Talib. Após a explosão, forças de segurança isolaram a área para a realização dos trabalhos de resgate e investigação.
Ainda conforme a SANA, “artefatos explosivos” foram “plantados” dentro da mesquita Imam Ali Ibn Abi Taleb com o objetivo de atingir fiéis que participavam das orações da sexta-feira, tradicionalmente o momento de maior concentração de pessoas nesses espaços religiosos.
O oficial local Issam Naameh afirmou à agência Reuters que a explosão ocorreu durante as orações do meio-dia, período de grande movimento na mesquita. Imagens divulgadas pela imprensa estatal mostram equipes de resgate e agentes de segurança vasculhando os escombros espalhados sobre o tapete verde do templo.
Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.
A Síria vem registrando episódios recorrentes de violência sectária desde a queda do ex-presidente Bashar al-Assad, integrante da minoria alauíta, que foi deposto no ano passado após uma ofensiva rebelde e substituído por um governo liderado por representantes da maioria muçulmana sunita.
No início deste mês, dois soldados dos Estados Unidos e um intérprete civil morreram no centro do país em um ataque atribuído a um suspeito descrito pelas autoridades como integrante do Estado Islâmico, grupo extremista muçulmano sunita.
3
4
10:14, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.
mais notícias
+