Ano novo chinês. Foto: Imagem gerada por IA
O Ano Novo Chinês 2026 será celebrado em 17 de fevereiro, de acordo com o calendário lunar tradicional, também conhecido como Festival da Primavera na China e em diversas comunidades ao redor do mundo. Essa data varia a cada ano porque o calendário chinês não segue o sistema gregoriano usado na maior parte do mundo ocidental, mas sim um calendário lunissolar baseado nos ciclos da Lua.
As festividades do Ano Novo Chinês se estendem por 15 dias, até o Festival das Lanternas, previsto para 3 de março de 2026, e incluem tradições como fogos de artifício, danças de leão e dragão, reuniões familiares e decorações vermelhas consideradas símbolo de sorte.
A cada ano no calendário chinês é associado não apenas a um dos 12 animais do zodíaco tradicional, mas também a um dos cinco elementos — Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Essa combinação forma um ciclo de 60 anos, dando a cada ano um caráter e uma energia próprios.
O ano de 2026 é o Ano do Cavalo de Fogo (também chamado de Fire Horse), uma combinação rara que não ocorre há décadas. O cavalo ocupa o sétimo lugar no ciclo dos doze animais e, quando associado ao elemento Fogo, simboliza energia intensa, movimento, coragem e ação. Essa junção é vista como um período de mudanças, iniciativa e potencial para transformações ousadas em vários aspectos da vida.
Durante o Ano Novo Chinês, famílias se reúnem em ceias especiais, preparam comidas tradicionais, trocam envelopes vermelhos com dinheiro (hongbao) e decoram casas e espaços públicos com lanternas vermelhas, que simbolizam prosperidade e boa sorte.
Além disso, as celebrações costumam incluir apresentações culturais, como a dança do leão e do dragão, e atividades que expressam desejados desejos de felicidade, saúde e sucesso para o ciclo que se inicia.
Especialistas em astrologia chinesa destacam que o Ano do Cavalo de Fogo pode ser especialmente dinâmico e propício à ação.
Enquanto o elemento Fogo intensifica qualidades como paixão e ambição associadas ao cavalo, ele também pode demandar equilíbrio para evitar impulsividade.
Tradicionalistas lembram que as energias atribuídas pelo zodíaco chinês não determinam eventos de forma absoluta, mas são interpretadas como símbolos culturais que influenciam crenças, costumes e rituais ao longo do ano. Esses elementos ajudam muitas pessoas a refletir sobre metas pessoais, relações e oportunidades em um novo ciclo.
O Ano Novo Chinês não é celebrado apenas na China continental. Países e comunidades com forte presença cultural chinesa, como Singapura, Malásia, Taiwan, Vietnã e muitos centros urbanos ao redor do mundo, realizam eventos públicos e festivais que atraem moradores e visitantes, reforçando intercâmbios culturais e tradições milenares.
3
07:24, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.
mais notícias
+