Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Alemanha, França, Suécia e Noruega anunciam envio de soldados à Groenlândia após ameaças de Trump

Nas últimas semanas, o presidente americano declarou reiteradamente que a ilha é vital para a segurança dos Estados Unidos e que o país precisaria controlar o território para evitar uma possível ocupação por Rússia ou China.

Ricardo Lélis

15 de janeiro de 2026 às 10:05   - Atualizado às 10:05

Exército da Alemanha.

Exército da Alemanha. (Foto: Reprodução/ Inteligência Artificial)

Alemanha, França, Suécia e Noruega anunciaram na quarta-feira, 14 de janeiro, o envio de soldados à Groenlândia, em meio às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de anexar a ilha. 

As tropas devem começar a chegar ao território nesta quinta-feira (15). Embora tenha autonomia, a Groenlândia permanece sob a custódia da Dinamarca.

De acordo com um porta-voz do governo alemão, militares de reconhecimento serão deslocados para a ilha. O Ministério da Defesa da Alemanha informou que a missão foi solicitada pela Dinamarca e tem como objetivo avaliar possíveis contribuições militares e reforçar a segurança na região.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também confirmou que tropas francesas participarão de exercícios militares conjuntos organizados pela Dinamarca. Segundo Macron, a operação recebeu o nome de “Resistência Ártica”.

Mais cedo, o governo dinamarquês informou que reforçou a presença militar na Groenlândia e em áreas próximas, em “estreita colaboração” com aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Veja Também

Nas últimas semanas, Trump declarou reiteradamente que a Groenlândia é vital para a segurança dos Estados Unidos e que o país precisaria controlar o território para evitar uma possível ocupação por Rússia ou China. O presidente americano afirmou ainda que todas as opções estão sobre a mesa para garantir o controle da ilha, e a Casa Branca não descarta uma ação militar.

Nesta quarta-feira, autoridades da Dinamarca e da Groenlândia se reuniram em Washington com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio.

Após o encontro, um alto representante dinamarquês afirmou que permanece um “desacordo fundamental” com Trump sobre o futuro da Groenlândia. Apesar disso, os dois lados concordaram em criar um grupo de trabalho para discutir as preocupações de segurança dos EUA.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:52, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

Vírus Nipah entra no radar das autoridades durante o Carnaval.
Carnaval

Vírus Nipah preocupa o mundo e levanta alerta para o Carnaval no Brasil

Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.

mais notícias

+

Newsletter