Pernambuco, 30 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Conheça a cidade nordestina apelidada de 'capital dos anões'

A cidade começou a ganhar destaque na mídia nos anos 1990, quando foi retratada em documentários e reportagens da CNN

12 de abril de 2025 às 10:33   - Atualizado às 10:46

Conheça a história de Itabaianinha, a "Capital dos Anões", e sua luta por inclusão e reconhecimento

Conheça a história de Itabaianinha, a "Capital dos Anões", e sua luta por inclusão e reconhecimento | Reprodução/Youtube

No interior de Sergipe, uma cidade pequena se tornou gigante quando o assunto é superação e identidade. Conhecida nacional e internacionalmente como a “Capital dos Anões”, Itabaianinha carrega uma história única, marcada por fatores genéticos, isolamento geográfico e, acima de tudo, a força e a resiliência de seus moradores. Localizada a cerca de 118 km de Aracaju, a cidade atraiu olhares do mundo todo pela elevada incidência de nanismo entre sua população, especialmente no povoado de Carretéis.

O nanismo em Itabaianinha tem origem em uma condição genética rara chamada Deficiência Isolada do Hormônio do Crescimento (DIGH), causada por uma mutação que impede a liberação do hormônio do crescimento. Essa alteração faz com que os afetados tenham estatura reduzida, mas com proporções corporais normais. Em Carretéis, estima-se que a frequência da condição tenha chegado a 1 para cada 32 pessoas — um índice surpreendentemente superior à média mundial.

Ao longo de oito gerações, mais de 130 moradores foram identificados com a condição. Muitos deles se tornaram símbolos de resistência: atuando como professores, artesãos, comerciantes, e até representando o Brasil em competições esportivas internacionais. Um exemplo inspirador é o de Dona Pureza, a primeira mulher com nanismo da cidade a se casar com um homem de estatura considerada padrão. “Eu queria ter uma família, e graças a Deus eu consegui”, conta, emocionada.

A cidade começou a ganhar destaque na mídia nos anos 1990, quando foi retratada em documentários e reportagens da CNN e de programas brasileiros como o Domingo Show. Essas matérias exploraram as causas do nanismo, o cotidiano da população e os laços comunitários fortes que tornam Itabaianinha um lugar tão especial. O italiano Marco Sanvoisin chegou a descrever o local como “habitado por criaturas doces e diferentes, que parecem vir de um livro de fadas”.

Apesar da fama e da identidade cultural única, nos últimos anos a cidade vem passando por transformações. O número de moradores com nanismo tem diminuído, resultado de avanços no tratamento com hormônio do crescimento, maior acesso à informação, controle de natalidade e migração. Muitas crianças que antes desenvolveriam a condição passaram a crescer com estatura considerada padrão, o que vem mudando o perfil da cidade.

Preocupados em manter viva essa parte importante da história local, iniciativas como o Projeto de Lei nº 02/2020, da vereadora Lêda Maria Dantas, e estudos como a monografia de Cleiton dos Santos estão ajudando a preservar a memória dos chamados “pequenos grandes cidadãos”. Como diz um trecho do estudo, citando o historiador Jacques Le Goff: “A memória, onde cresce a história, procura salvar o passado para servir o presente e o futuro.”

Apesar dos avanços sociais, a luta por inclusão ainda não terminou. Moradores com nanismo enfrentam desafios diários com acessibilidade, oportunidades de trabalho e visibilidade política. “Nós deveríamos ser mais visados pelas autoridades, principalmente em questão de emprego”, afirma Clécio, morador da cidade.

Hoje, mesmo que a quantidade de moradores com nanismo tenha diminuído, o legado de Itabaianinha continua vivo. A cidade é um exemplo de que tamanho não define grandeza. E é essa história de coragem, superação e orgulho que segue inspirando o Brasil e o mundo.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

01:08, 30 Abr

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Reunião do Consórcio do Nordeste -
Covid19

PF investiga desvio de R$ 48,7 milhões em compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

Empresa contratada recebeu pagamento antecipado e não entregou os equipamentos; recursos teriam sido usados para fins pessoais.

Vereadora Ana Lúcia cobra João Campos por valorização real dos professores do Recife
Servidores

Vereadora Ana Lúcia cobra João Campos por valorização real dos professores do Recife

A parlamentar ainda fez um apelo aos líderes do governo na Casa para abertura imediata de uma mesa de negociação.

Papa Francisco: A luta pela vida e sua postura contra o aborto
Igreja

O legado do Papa Francisco: A luta pela vida e sua postura contra o aborto

Em janeiro de 2014, ele disse que era "horrível pensar em crianças vítimas do aborto, que nunca verão a luz do dia".

mais notícias

+

Newsletter