Presidente da FPF Foto: Divulgação
A Copa do Nordeste de 2026 começa a ganhar contornos após meses de indefinição. A CBF definiu o regulamento da competição em 18 de setembro, encerrando a espera por detalhes sobre os clubes participantes.
O torneio terá um formato mais enxuto: 20 times, sem fase preliminar, distribuídos em quatro grupos de cinco equipes. Cada grupo enfrentará outro sorteado, totalizando cinco rodadas.
Os dois melhores avançam para as quartas de final, iniciando o mata-mata em ida e volta, modelo que não era usado desde 2018. O campeão disputará 11 partidas, como em 2025, mas sem etapas eliminatórias iniciais.
As mudanças também valorizam os estaduais. Agora, todas as vagas são decididas por campeões, vices e terceiros colocados, enquanto o Ranking Nacional de Clubes passa a ter papel restrito, definindo apenas federações que terão direito a uma terceira vaga, nesta temporada, Ceará e Bahia devem se beneficiar.
Pernambuco perdeu uma vaga, que ficou com o Piauí. Com isso, o Náutico ficou de fora, enquanto Sport e Retrô seguem representando o estado. Entre os nove campeões estaduais, seis garantiram presença: Bahia, Vitória, Sport, Ceará, Fortaleza e América de Natal. O modelo econômico ainda está em negociação, mas a premiação da última edição, conquistada pelo Bahia, foi de R$ 51 milhões.
Nomeada pela CBF em agosto, a comissão tem a missão de elaborar um regulamento atualizado e propor ações que fortaleçam a Copa do Nordeste, buscando garantir a sustentabilidade e maior representatividade no cenário esportivo.
O grupo é liderado por José Vanildo, presidente da Federação do Rio Grande do Norte, e conta ainda com os presidentes das federações de Alagoas, Ceará, Paraíba e Sergipe. A ausência da FPF, que é uma das mais influentes federações da região, é sentida por muitos torcedores e especialistas. Apesar de não fazer parte da Comissão, Evandro Carvalho esteve presente na reunião do grupo.
Com contratos de transmissão em renegociação e a necessidade de adaptar o calendário do futebol brasileiro, a reformulação da Copa do Nordeste é um momento crucial para o futuro da competição e seus participantes.
3
16:10, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.
Série invicta é a maior do clube no clássico desde a década de 1950. Em 2026, o Timbu venceu o rival duas vezes.
Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.
mais notícias
+