Sport sofreu mais pênaltis que qualquer outro time no início do Brasileirão 2025 Foto: Paulo Paiva / Sport Recife.
O Brasileirão está apenas na sua terceira rodada, porém muitas polêmicas já movimentaram este início de temporada. A mais recente delas foi envolvendo a atuação da arbitragem na partida entre Sport e Palmeiras na segunda rodada da competição.
Durante a partida, o juiz Bruno Arleu de Araujo deu dois pênaltis contra o time rubro negro, sendo um deles inexistente. A marcação gerou revolta em todo o país e acabou trazendo dados importantes sobre a atuação da arbitragem nesta edição da Série A.
Em apenas duas rodadas desde o início da competição, cinco penalidades foram marcadas, sendo três deles contra o Sport, e dois mal marcados.
Anteriormente, na primeira rodada, quando o time leonino enfrentou o São Paulo, ainda nos minutos iniciais, o árbitro do jogo marcou um pênalti questionável a favor do tricolor paulista. Apesar da marcação, Calleri desperdiçou a cobrança e o jogo terminou igualado em 0 a 0.
Os outros dois aconteceram nas partidas entre Ceará e Grêmio, Mirassol e Cruzeiro. O Vozão aproveitou a penalidade para abrir o placar do jogo, enquanto o Mirassol desperdiçou, e terminou derrotado.
Nesta terça-feira, 8 de abril, a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o parecer técnico do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que revisou os lances da partida entre Sport e Palmeiras, válida pela segunda rodada do Brasileirão, no último domingo (6), na Ilha do Retiro.
O grupo, formado pelos ex-árbitros Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Meira Ricci, declarou, de maneira unânime, que o primeiro pênalti marcado no primeiro tempo, após puxão de Chico em Flaco López, foi validado.
Já o segundo, em um suposto pisão de Matheus Alexandre no pé de Raphael Veiga, teria sido marcado de forma equivocada, o que resultou na vitória do time paulista por 2 a 1.
"O defensor toca claramente a bola e não faz um movimento adicional que possa justificar a infração marcada. O contato é acidental; consequentemente, a bola atinge a perna direita do atacante, desequilibrando-o e causando a queda, uma situação clara para o auxílio do Árbitro Assistente de Vídeo", afirma o parecer.
Um dia depois da atuação polêmica dos árbitros no jogo entre Sport e Palmeiras, a Comissão de Arbitragem da CBF anunciou o afastamento dos profissionais que estiveram no gramado e na sala do VAR.
Segundo o comunicado da organização, a punição se deu com base no parecer do CCEI e confirmou os erros gravíssimos cometidos pelos árbitros. Foram divulgados os áudios da comunicação entre a cabine do VAR e o juiz responsável pela partida, Bruno Arleu de Araújo.
O objetivo do afastamento é que "os árbitros passem por novas instruções, para que, quando escalados novamente, os equívocos não voltem a acontecer".
O jogo contou com o juiz Bruno Arleu de Araújo (RJ), os assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique (RJ) e Thiago Henrique Neto (RJ), o quarto árbitro Afro Rocha de Carvalho (PB), Rodrigo Nunes de Sá (RJ) no comando do VAR, e Diogo Carvalho Silva (RJ) como seu auxiliar.
3
4
12:23, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Da estreia de Pelé e Garrincha à inovação tática do 4-2-4, veja os fatos que consagraram a Seleção Brasileira na Suécia.
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
mais notícias
+