Sport: no dia que marcou o início da Ditadura no Brasil, clube se posiciona pela democracia Foto: Reprodução / SCR
O dia 1° de abril marca o aniversário do golpe militar de 1964 que instaurou a Ditadura Militar no Brasil. Como forma de se posicionar contra qualquer ato anti-democrático, o Sport publicou em seu Instagram, uma imagem com a frase "Ditadura nunca mais - para que nunca se esqueça, para que nunca se repita".
Para que nunca se esqueça, para que nunca se repita. #DitaduraNuncaMais pic.twitter.com/YtRNG6vlPw
Além do Sport, o movimento também foi aderido por outros clubes do futebol Brasileiro, como o Vasco, Botafogo, Bahia e Corinthians. O time paulista relembrou a Democracia Corinthiana, e sua importância para o fim da ditadura militar no país.
"A Democracia Corinthiana é um dos capítulos mais poderosos da nossa história. E é por isso que fazemos questão de lembrar: memória é resistência"
O golpe militar de 31 de março de 1964 resultou na deposição do presidente João Goulart e na instauração de um regime militar que governou o Brasil por 21 anos. Justificado pelos militares como uma ação para conter o avanço do comunismo e a instabilidade política, o golpe contou com apoio de setores da sociedade civil, como empresários e parte da imprensa.
O regime que se seguiu restringiu liberdades, censurou a imprensa, perseguiu opositores e instaurou um período de repressão política. A ditadura endureceu especialmente após o Ato Institucional nº 5, em 1968, que ampliou os poderes do governo, fechou o Congresso e intensificou a perseguição a adversários.
O Brasil só retomou a democracia em 1985, com a eleição indireta de Tancredo Neves e a gradual transição para um regime civil, consolidada com a Constituição de 1988.
2
18:24, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Neste ano, o Timbu venceu a Cobra Coral duas vezes, a primeira por 4 a 0 e a segunda por 1 a 0. Em ambos jogos, o alvirrubro foi visitante.
mais notícias
+