Barletta comemorando gol com a camisa do Sport no Pernambucano. Paulo Paiva / Sport Recife.
Os clubes da Série B do Campeonato Brasileiro e a Futebol Forte União (FFU), bloco que representa a maior parte das agremiações da segunda divisão, deram um passo importante nas negociações por um novo acordo comercial e institucional que define os rumos da gestão do torneio em 2026.
Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, 9 de fevereiro, dirigentes e representantes dos clubes discutiram as demandas que vinham gerando insatisfação entre as equipes, sobretudo no que diz respeito à distribuição e equidade dos valores recebidos pelos clubes, inclusive aqueles que não fazem parte do bloco principal da FFU.
Na última sexta (6), 18 clubes da Série B filiados à LFU/FFU haviam divulgado uma carta criticando a gestão da entidade e a “profunda desvalorização institucional” da competição, em um movimento que ameaçava criar divisão no grupo e fragilizar as negociações coletivas.
O cenário, no entanto, mudou nesta segunda. Segundo a nota oficial, o novo entendimento construído entre a FFU e os clubes garante a equiparação dos valores recebidos pelos clubes fora do bloco principal, sinalizando um esforço conjunto para atender às demandas e equilibrar os benefícios da competição, incluindo a questão comercial e de direitos de transmissão.
“Em um processo dessa dimensão, é natural que existam tensões e ajustes a serem feitos, e todos temos responsabilidade em fortalecer o projeto e preservar a coesão do grupo”, declarou o presidente do América-MG, Marcus Salum, em nota.
O CEO da Sports Media, fundo que reúne os investidores da Futebol Forte União, Bruno Pimenta, comemorou o resultado do encontro, destacando que o entendimento não só assegura sustentabilidade financeira de curto prazo como também reforça um modelo voltado à recuperação estrutural das instituições a partir de 2027.
De acordo com o plano discutido, um modelo financeiro está sendo trabalhado para que 85% das receitas sejam destinadas aos clubes da Série A e 15% aos da Série B, um índice considerado fundamental para equilibrar investimentos e atender as exigências do fair play financeiro.
A Série B 2026 está marcada para começar no dia 20 de março, com a fase de grupos e rodada regular se estendendo até 14 de novembro e, posteriormente, playoffs de acesso no fim do mês. A novidade desta edição é a disputa dos mata-matas pelos quatro clubes entre a terceira e sexta colocação, para definir as duas últimas vagas na elite em 2027.
Esse avanço nas negociações aparece em um momento em que o futebol brasileiro busca reorganizar suas estruturas comerciais e fortalecer as divisões inferiores perante um mercado cada vez mais exigente por sustentabilidade, transparência e equilíbrio competitivo.
3
20:46, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+