Pernambuco, 25 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Clubes da Série B fecham avanço em novo acordo e destravam impasse com a FFU/LFU; veja

Entendimento entre dirigentes e entidade busca reequilibrar a divisão de receitas e fortalecer a gestão coletiva da competição a partir de 2026

Pedão Repórter

10 de fevereiro de 2026 às 14:34   - Atualizado às 14:40

Barletta comemorando gol com a camisa do Sport no Pernambucano.

Barletta comemorando gol com a camisa do Sport no Pernambucano. Paulo Paiva / Sport Recife.

Os clubes da Série B do Campeonato Brasileiro e a Futebol Forte União (FFU), bloco que representa a maior parte das agremiações da segunda divisão, deram um passo importante nas negociações por um novo acordo comercial e institucional que define os rumos da gestão do torneio em 2026.

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, 9 de fevereiro, dirigentes e representantes dos clubes discutiram as demandas que vinham gerando insatisfação entre as equipes, sobretudo no que diz respeito à distribuição e equidade dos valores recebidos pelos clubes, inclusive aqueles que não fazem parte do bloco principal da FFU.

De crítica a acordo

Na última sexta (6), 18 clubes da Série B filiados à LFU/FFU haviam divulgado uma carta criticando a gestão da entidade e a “profunda desvalorização institucional” da competição, em um movimento que ameaçava criar divisão no grupo e fragilizar as negociações coletivas.

O cenário, no entanto, mudou nesta segunda. Segundo a nota oficial, o novo entendimento construído entre a FFU e os clubes garante a equiparação dos valores recebidos pelos clubes fora do bloco principal, sinalizando um esforço conjunto para atender às demandas e equilibrar os benefícios da competição, incluindo a questão comercial e de direitos de transmissão.

“Em um processo dessa dimensão, é natural que existam tensões e ajustes a serem feitos, e todos temos responsabilidade em fortalecer o projeto e preservar a coesão do grupo”, declarou o presidente do América-MG, Marcus Salum, em nota.

Veja Também

Sustentabilidade e futuro

O CEO da Sports Media, fundo que reúne os investidores da Futebol Forte União, Bruno Pimenta, comemorou o resultado do encontro, destacando que o entendimento não só assegura sustentabilidade financeira de curto prazo como também reforça um modelo voltado à recuperação estrutural das instituições a partir de 2027.

De acordo com o plano discutido, um modelo financeiro está sendo trabalhado para que 85% das receitas sejam destinadas aos clubes da Série A e 15% aos da Série B, um índice considerado fundamental para equilibrar investimentos e atender as exigências do fair play financeiro.

Competição começa em março

A Série B 2026 está marcada para começar no dia 20 de março, com a fase de grupos e rodada regular se estendendo até 14 de novembro e, posteriormente, playoffs de acesso no fim do mês. A novidade desta edição é a disputa dos mata-matas pelos quatro clubes entre a terceira e sexta colocação, para definir as duas últimas vagas na elite em 2027.

Esse avanço nas negociações aparece em um momento em que o futebol brasileiro busca reorganizar suas estruturas comerciais e fortalecer as divisões inferiores perante um mercado cada vez mais exigente por sustentabilidade, transparência e equilíbrio competitivo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:38, 25 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Paulo Sérgio fica no Náutico.
Fica?

Empresário de Paulo Sérgio abre o jogo sobre situação no Náutico

Atacante teve seu nome ventilado no Cuiabá e isso fez com que ficasse de fora da estreia da Série B.

Adidas e Time Brasil lançam linha retrô enquanto Nike gera polêmica com camisa "Vai, Brasa"
Concorrência

Adidas e Time Brasil lançam linha retrô enquanto Nike gera polêmica com camisa "Vai, Brasa"

A marca alemã apostou no lançamento de uma coleção voltada ao lifestyle e cheia de referências a uniformes retrô do Brasil.

Árbitro assume erro e diz que foi alertado em campo sobre amarelos sem expulsão em Sport x Jacuipense.
Súmula

Sport x Jacuipense: árbitro assume erro e diz que foi alertado em campo sobre amarelos sem expulsão

O juiz da partida afirmou que, naquele momento, entendeu que não havia aplicado o cartão. Posteriormente, ele reconheceu que houve equívoco na condução da jogada.

mais notícias

+

Newsletter