Recifense está entre os candidatos avaliados pela equipe, que ainda discute sua formação para a próxima temporada.
24 de setembro de 2026 às 12:01 - Atualizado às 12:09
Pernambucano Rafael Câmara brilha na F2. Foto: Divulgação/RF1/José Mário Dias
O pernambucano Rafael Câmara está entre os candidatos a uma vaga de titular na Haas para a temporada de 2027 da Fórmula 1. O recifense ganhou força nas negociações e pode ocupar o lugar atualmente pertencente ao francês Esteban Ocon, mas sua contratação ainda não foi anunciada.
Nesta quinta-feira, 24 de setembro, o chefe da equipe, Ayao Komatsu, afirmou ao site oficial da Fórmula 1 que a definição sobre a dupla deverá ser anunciada nas próximas duas semanas. O dirigente também declarou que ainda não havia uma decisão sobre o futuro de Ocon.
A possibilidade coloca Câmara no centro das movimentações do mercado de pilotos. Caso o acordo seja concretizado, o Brasil poderá contar com dois representantes no grid, já que Gabriel Bortoleto integra a Audi.
Câmara participou de atividades com a Haas no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, Portugal, no fim de agosto. Aos 21 anos, o piloto concluiu dois dias de testes em meio à avaliação de candidatos para a próxima temporada.
Além do pernambucano, nomes como Leonardo Fornaroli, Ryo Hirakawa e Jack Doohan aparecem na disputa. O Motorsport.com Brasil informou que Câmara passou a ocupar uma posição de destaque entre os postulantes, embora ainda não houvesse contrato assinado.
As negociações envolvem diferentes interesses esportivos e comerciais. Hirakawa tem apoio da Toyota, enquanto Fornaroli integra a academia da McLaren. Doohan exerce a função de reserva da Haas em 2026.
Durante os preparativos para o Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku, Ocon afirmou, na quarta-feira (23), estar livre no mercado para a próxima temporada. O francês disse que continuará buscando uma vaga na categoria.
Oliver Bearman, por sua vez, é apontado como favorito à permanência na Haas. Uma eventual contratação de Câmara abriria a possibilidade de uma dupla formada por pilotos com trajetória ligada à Ferrari.
O recifense também vem acumulando experiência em atividades com a escuderia italiana. Paralelamente às negociações, disputa a Fórmula 2, categoria de acesso à F1.
Após a confirmação da permanência de Isack Hadjar na Red Bull, ao lado de Max Verstappen, oito equipes estavam com suas duplas definidas no levantamento publicado na quarta-feira (23).
Haas, Aston Martin e Racing Bulls ainda tinham formações pendentes de anúncio. Os seis lugares dessas equipes não representam necessariamente seis vagas disponíveis para novos pilotos, já que há titulares com possibilidade de permanência.
3
4
13:10, 24 Set
29
°c
Fonte: OpenWeather
Carlos Manoel, de Trindade, foi recebido por alunos e professores após representar Pernambuco na competição realizada em Brasília.
A decisão foi comunicada pelo presidente do clube, Bruno Becker, após o treinamento realizado na tarde desta quarta-feira (23).
Daiane Muniz será a árbitra principal do Clássico dos Clássicos, que acontece neste sábado, pela 30ª rodada da Série B.
mais notícias
+