Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Portugal volta ao radar da Fórmula 1 e substitui o Grande Prêmio da Holanda nas próximas temporadas

O acordo de dois anos traz a categoria de volta a Portugal após seis anos de ausência.

Cami Cardoso

16 de dezembro de 2025 às 15:19   - Atualizado às 15:42

Portugal volta ao radar da Fórmula 1 e substitui o Grande Prêmio da Holanda nas próximas temporadas

Portugal volta ao radar da Fórmula 1 e substitui o Grande Prêmio da Holanda nas próximas temporadas Foto: Divulgação / F1

Portugal retornará ao calendário da Fórmula 1 em 2027 e 2028, substituindo o Grande Prêmio da Holanda. O Autódromo Internacional do Algarve, perto de Portimão, já sediou a F1 em 2020 e 2021 durante a pandemia da covid-19.

O acordo de dois anos traz a categoria de volta a Portugal após seis anos de ausência. "O circuito proporciona emoção na pista da primeira curva à bandeirada, e sua energia contagia os fãs", disse o presidente da F1, Stefano Domenicali, nesta terça-feira

"Estou ansioso para trabalharmos juntos novamente para garantir que Portimão retorne ao calendário em grande estilo", completou

A primeira corrida de F1 em Portugal foi no Porto, em 1958, mas foi descontinuada pouco depois. Estoril sediou grandes prêmios de 1984 a 1996, e foi onde Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória na principal categoria do automobilismo.

O britânico Lewis Hamilton venceu as duas corridas disputadas em Portimão durante a pandemia e superou o recorde de Michael Schumacher de maior número de vitórias na história da F1, com sua 92ª vitória em 2021.

Temporada 2025

Lando Norris soube lidar com a pressão de um tenso Grande Prêmio de Abu Dhabi para terminar no pódio e, consequentemente, garantir o Campeonato de Pilotos da F1 pela primeira vez, seguindo os rivais Max Verstappen e Oscar Piastri.

Norris largou em segundo lugar na corrida que decidiria o título, entre Verstappen, da Red Bull, e seu companheiro de equipe na McLaren, Piastri, sabendo que terminar entre os três primeiros seria suficiente para garantir o título de 2025.

Uma manobra ousada de Piastri relegou Norris para terceiro na volta inicial, antes que ataques de Charles Leclerc, da Ferrari, um período no tráfego após sua primeira parada nos boxes e um momento roda a roda com o outro Red Bull de Yuki Tsunoda colocassem o britânico sob pressão.

Norris, porém, lidou com tudo o que lhe foi imposto para cruzar a linha de chegada em terceiro e garantir o título, à frente de Verstappen e Piastri, que fizeram corridas impecáveis rumo à vitória e ao segundo lugar, respectivamente.

Veja Também

No final das contas, apenas dois pontos separaram Norris e Verstappen na liderança do Campeonato Mundial, devido à diferença de 10 pontos no Circuito de Yas Marina, com Piastri terminando 11 pontos atrás.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Estadão Conteúdo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:08, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sport faz o dever de casa e confirma favoritismo contra o Retrô ao vencer jogo da ida por 1 a 0
Pernambucano

Sport faz o dever de casa e confirma favoritismo contra o Retrô ao vencer jogo da ida por 1 a 0

O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.

Internacional x Palmeiras se enfrentam em momento diferentes no Brasileirão.
Futebol

Internacional x Palmeiras: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.

Fluminense x Botafogo se enfrentam nesta quinta (12), às 19h30.
Brasileirão

Fluminense x Botafogo: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.

mais notícias

+

Newsletter