14 de novembro de 2023 às 12:56
A Polícia Civil de Pernambuco realizou na manhã desta terça-feira, 14 de novembro, uma operação de busca e apreensão intitulada "Camisa 12", nas sedes das torcidas organizadas do Sport, Náutico e Santa Cruz.
A investigação, iniciada em janeiro deste ano, está vinculada ao Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE) e à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), que apura a prática de associação criminosa, em crimes contra a propriedade intelectual de organizações esportivas e de sonegação fiscal.
Foram designados na ação 50 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, além de 10 auditores fiscais da Secretaria da Fazenda de Pernambuco.
A Polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão domiciliar e o bloqueio de domínios e contas eletrônicas, todos expedidos pela 13ª Vara Criminal da Capital.
A operação ainda contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e da Diretoria de Operações Estratégicas da Secretaria da Fazenda (DOE/SEFAZ).
Desde 2020, o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública acatou a solicitação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) quanto a extinção compulsória das torcidas organizadas que funcionam em Pernambuco: a Torcida Jovem do Sport, a Inferno Coral e a Fanáutico.
Na decisão, o Judiciário determina, ainda, comunicar à Receita Federal do Brasil (RFB) para o cancelamento do CNPJ, bem como comunicar o Banco Central (BC) para adoção de demais providências.
A decisão contida no processo levou em consideração diversos fatos ocorridos, tais como tumultos, apedrejamento de ônibus, carros, arrastões e, inclusive, assaltos, fatos ocorridos em diversos anos.
“O Ministério Público fez o pedido pensando na segurança do pernambucano. Procuramos tomar a providências antes que uma tragédia ocorresse. A solução possível foi acatada pelo Poder Judiciário e, agora, teremos mais organização e segurança nos estádios e nos seus entornos nos dias de jogos e em demais eventos públicos”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.
Desde aquele momento da extinção compulsória, ficou vedada a presença das torcidas organizadas nos estádios pernambucanos.
1
2
4
07:27, 25 Jan
27
°c
Fonte: OpenWeather
"Queremos mostrar à sociedade que as organizadas estão mudando seu pensamento", disse Guilherme Monteiro.
A escalação do time de arbitragem foi divulgada pela Comissão Estadual de Arbitragem de Pernambuco no fim da tarde desta quinta-feira, 23 de janeiro, que também divulgou os árbitros dos outros jogos da quarta rodada.
O jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo acontecerá no dia 20 de março, às 21h45.
mais notícias
+