O camisa 10 do Peixe retorna ao estádio mais sagrado do futebol mundial. Lá, além de ser campeão da Copa das Confederações e Olimpíadas, o atleta foi vice da Copa América.
Neymar com a camisa da Seleção Brasileira e do Santos. Fotos: Lucas Figueiredo / CBF e Raul Baretta / Santos
Idolatrado, amado, perseguido e, sem dúvidas, o principal jogador brasileiro nos últimos 10, 12 ou, até mesmo, 15 anos, Neymar Júnior, neste domingo, 09 de fevereiro, vai retornar ao Maracanã, palco de boas e péssimas memórias com a camisa da Seleção.
Porém, antes de falar sobre essas lembranças, é necessário falar sobre sua trajetória com a camisa do Santos. Por mais que não pareça, o camisa 10 do Peixe só pisou no estádio duas vezes.
A primeira foi em 2009, onde, contra o Fluminense, o alvinegro praiano destoou de um ótimo futebol e goleou os Tricolores por 4 a 1, com o jovem Neymar, de 17 anos, participando do terceiro gol.
A última vez, foi neste ano. Sim, isso mesmo, em 2025, contra, o Flu, novamente. Porém, desta vez, nada de vitória, o Peixe foi derrotado por 2 a 1 com um golaço de Samuel Xavier já no apagar das luzes.
Agora é o momento de falar de Seleção Brasileira. Com a camisa mais pesada do futebol mundial, o craque já levou dois troféus, entre eles, um que, naquela época, foi inédito.
Em 2013, um ano antes da Copa do Mundo do Brasil, o atleta foi campeão da Copa das Confederações, onde foi o melhor jogador da competição e ficou em terceiro na artilharia, atrás de Fred, que marcou quatro gols, e Fernando Torres, que balançou as redes cinco vezes.
Em 2016, aí sim, algo inédito e esperado por todos. A primeira medalha de ouro do futebol brasileiro. Com o Maraca lotado e contra os rivais alemães, Neymar marcou no tempo normal e, nas penalidades, bateu o penal decisivo que garantiu o título.
No entanto, nem tudo são coisas boas, já que, em 2019, em um jogaço de bola, a Argentina foi campeã da Copa América, deixando Neymar, que jogou muito naquela final, e companhia na vice-colocação.
Agora, o reencontro será contra o Flamengo, neste domingo (09), em um duelo que pode afundar ainda mais o Santos na zona de rebaixamento ou, se repetir o feito do primeiro turno, o Peixe sair vencedor do confronto, justamente com um gol do craque da eterna camisa 10 do alvinegro.
20:28, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+