Lucas Ribeiro. Foto: Reprodução/ Instagram
O nome de Lucas Ribeiro tem ganhado força no cenário internacional após uma atuação de destaque na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Na segunda rodada do torneio, o camisa 10 do Mamelodi Sundowns marcou um golaço contra o Borussia Dortmund. Antes disso, já havia se destacado com uma assistência na estreia diante do Ulsan Hyundai.
>>> Siga o Portal de Esportes no instagram para ficar por dentro das notícias do mundo esportivo.
Natural de Santa Helena, cidade com pouco mais de 40 mil habitantes no interior do Maranhão, Lucas tem 26 anos e nunca atuou profissionalmente no futebol brasileiro. Sua trajetória, porém, começou em solo nacional. Ele passou pelas categorias de base do Sampaio Corrêa e do Moto Club, dois tradicionais times do estado. Aos 17 anos, ele se mudou para São Paulo, onde jogou pelo sub-19 do Pinheiros e se destacou em um campeonato regional.
Essa boa fase o levou para a Europa. O atacante foi contratado pelo Valenciennes, da França, em 2017. Começou no time B, mas logo integrou o elenco principal. Em seguida, Lucas passou por seis clubes da Bélgica, onde consolidou sua experiência no futebol europeu. Apesar de estar bem adaptado no país, aceitou a proposta do Mamelodi Sundowns em busca de títulos e protagonismo.
"Estava bem adaptado na Bélgica, mas chegou a proposta do Sundowns, que é um clube grande, que sempre luta por títulos e era isso que eu queria. Estou muito feliz aqui. Foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida. Espero conquistar mais títulos ainda no clube", contou Lucas, antes da estreia no Mundial.
Lucas Ribeiro tem mostrado que a aposta do clube sul-africano foi certeira. Na temporada 2024/2025 da Premiership, principal liga da África do Sul, ele foi campeão e artilheiro da competição, com 16 gols marcados e nove assistências em 26 jogos. A constância e o desempenho o colocaram como referência técnica da equipe.
Além do talento em campo, Lucas também mantém sua conexão com o Brasil. Ele é torcedor do Palmeiras e leva o estilo brasileiro de jogar em cada partida. Com dribles rápidos, visão de jogo e precisão nas finalizações, o camisa 10 do Sundowns tem chamado atenção de olheiros e jornalistas, que o consideram uma das revelações mais curiosas do futebol internacional, especialmente por nunca ter jogado profissionalmente em seu país natal.
A performance de Lucas Ribeiro na Copa do Mundo de Clubes reacende o interesse do público brasileiro por talentos que despontam no exterior. Sua trajetória reflete a força da formação de base no Brasil, mesmo em casos que não seguem o caminho tradicional rumo ao estrelato nos clubes nacionais.
2
20:11, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+