Pernambuco, 18 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

José Mourinho não fala de racismo e critica Vini Jr: "não se mexe com torcida, o coração do estádio"

Técnico do Benfica questiona postura do jogador do Real Madrid após gol na Champions e gera repercussão internacional.

Pedão Repórter

18 de fevereiro de 2026 às 17:00   - Atualizado às 17:04

José Mourinho critica comemoração de Vinícius Júnior.

José Mourinho critica comemoração de Vinícius Júnior. Fotos: Redes Sociais / Vini JR e Benfica

O técnico José Mourinho optou por desviar o foco da acusação de racismo envolvendo Vinícius Júnior e criticou a forma como o atacante celebrou seu gol na vitória por 1 a 0 do Real Madrid sobre o Benfica, na terça-feira, 17 de fevereiro, em Lisboa, pela partida de ida dos playoffs da Liga dos Campeões.

Em entrevista após a partida, o treinador português afirmou que a comemoração do brasileiro “acabou com o jogo”, em declaração que gerou repercussão, ainda mais pelo Special One ser um comandante com uma personalidade forte.

Partida e caso de racismo

O jogo foi marcado por um episódio polêmico logo após o tento de Vinícius, que envolveu uma acusação de racismo contra o jovem argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, uma reclamação endossada pelo francês Kylian Mbappé e que levou à ativação do protocolo antirracismo da UEFA, com cerca de 10 minutos de interrupção da partida.

Comemoração, provocação e críticas

Segundo Mourinho, houve divergência entre as versões de Vinícius e de Prestianni sobre o que foi dito entre os dois em campo, e o treinador não quis se comprometer com uma delas. “Uma coisa é o que Vinícius diz, outra é o que Prestianni diz. São coisas completamente diferentes. Quero ser independente”, declarou sobre o caso.

O português então criticou a celebração do brasileiro após o gol e sugeriu que ela teria alimentado a reação adversária: “Quando você marca um gol daqueles, você celebra de forma respeitosa. Não se mexe com o coração do estádio adversário… e ele acabou com o jogo”, afirmou.

Veja Também

Mourinho ainda citou ídolos históricos do Benfica ao comentar a forma de comemorar gols: “Disse a ele [Vinícius]: ‘Você marcou um gol do outro mundo, por que não comemora como Eusébio, Pelé ou Di Stéfano?’” Os comentários foram feitos à TNT após a partida.

Repercussão e polêmica

As declarações de Mourinho repercutiram mal em parte da imprensa e entre críticos do futebol europeu. Comentadores e ex-jogadores chegaram a acusar o técnico de minimizar a gravidade da acusação de racismo e até de “justificar” o episódio ao focar na comemoração do atleta.

Mourinho expulso da partida

Na partida, Mourinho acabou sendo expulso por reclamações ao árbitro François Letexier e não estará à beira do gramado para o jogo de volta, que será disputado no Santiago Bernabéu na próxima semana, dia 25.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:15, 18 Fev

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jornalista fala em "paranoia" de Vini Jr após mais um episódio de racismo.
Absurdo

Jornalista português questiona denúncia de racismo de Vini Jr: "paranoia. perde a credibilidade"

Comentaristas de Portugal colocam em dúvida acusação feita pelo atacante do Real Madrid contra jogador do Benfica durante partida da Champions

Theo Pietro, joia da base do Náutico.
Revelação

Theo Pietro, de 13 anos, é a grande joia do futebol da base do Náutico; conheça o talento alvirrubro

O jovem jogador vem se destacando com um meio-campista clássico, um camisa 10 ou, como ele mesmo gosta de se intitular, número 7.

Sport e Kieza vão se reencontrar pela Copa do Brasil.
Carrasco

Pela Copa do Brasil, Sport terá reencontro com rival "matador" e que fez história no Náutico; saiba

O Leão da Ilha do Retiro já conhece o seu adversário para a segunda fase da Copa do Brasil deste ano. O Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo.

mais notícias

+

Newsletter