José Mourinho critica comemoração de Vinícius Júnior. Fotos: Redes Sociais / Vini JR e Benfica
O técnico José Mourinho optou por desviar o foco da acusação de racismo envolvendo Vinícius Júnior e criticou a forma como o atacante celebrou seu gol na vitória por 1 a 0 do Real Madrid sobre o Benfica, na terça-feira, 17 de fevereiro, em Lisboa, pela partida de ida dos playoffs da Liga dos Campeões.
Em entrevista após a partida, o treinador português afirmou que a comemoração do brasileiro “acabou com o jogo”, em declaração que gerou repercussão, ainda mais pelo Special One ser um comandante com uma personalidade forte.
O jogo foi marcado por um episódio polêmico logo após o tento de Vinícius, que envolveu uma acusação de racismo contra o jovem argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, uma reclamação endossada pelo francês Kylian Mbappé e que levou à ativação do protocolo antirracismo da UEFA, com cerca de 10 minutos de interrupção da partida.
Segundo Mourinho, houve divergência entre as versões de Vinícius e de Prestianni sobre o que foi dito entre os dois em campo, e o treinador não quis se comprometer com uma delas. “Uma coisa é o que Vinícius diz, outra é o que Prestianni diz. São coisas completamente diferentes. Quero ser independente”, declarou sobre o caso.
O português então criticou a celebração do brasileiro após o gol e sugeriu que ela teria alimentado a reação adversária: “Quando você marca um gol daqueles, você celebra de forma respeitosa. Não se mexe com o coração do estádio adversário… e ele acabou com o jogo”, afirmou.
Mourinho ainda citou ídolos históricos do Benfica ao comentar a forma de comemorar gols: “Disse a ele [Vinícius]: ‘Você marcou um gol do outro mundo, por que não comemora como Eusébio, Pelé ou Di Stéfano?’” Os comentários foram feitos à TNT após a partida.
As declarações de Mourinho repercutiram mal em parte da imprensa e entre críticos do futebol europeu. Comentadores e ex-jogadores chegaram a acusar o técnico de minimizar a gravidade da acusação de racismo e até de “justificar” o episódio ao focar na comemoração do atleta.
Na partida, Mourinho acabou sendo expulso por reclamações ao árbitro François Letexier e não estará à beira do gramado para o jogo de volta, que será disputado no Santiago Bernabéu na próxima semana, dia 25.
1
3
20:15, 18 Fev
28
°c
Fonte: OpenWeather
Comentaristas de Portugal colocam em dúvida acusação feita pelo atacante do Real Madrid contra jogador do Benfica durante partida da Champions
O jovem jogador vem se destacando com um meio-campista clássico, um camisa 10 ou, como ele mesmo gosta de se intitular, número 7.
O Leão da Ilha do Retiro já conhece o seu adversário para a segunda fase da Copa do Brasil deste ano. O Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo.
mais notícias
+