Ana Carolina Moura, campeã paralímpica de Taekwondo em Paris 2024. Foto: Silvio Ávila/CPB
A mineira Ana Carolina Moura, 29, se sagrou campeã paralímpica de taekwondo nesta sexta-feira, 30 de agosto, ao superar a francesa Djelika Diallo na final da categoria até 65kg, no Grand Palais. Mesmo diante de um ginásio lotado torcendo pela adversária, a brasileira se impôs e venceu por 13 a 7.
É o segundo ouro do Brasil na modalidade na história da competição após o primeiro lugar do paulista Nathan Torquato na categoria até 61kg em Tóquio 2020. O taekwondo entrou no programa dos Jogos Paralímpicos somente em Tóquio 2020.
No caminho até o ouro, a atleta de Belo Horizonte venceu a grega Christina Gkentzou por 11 a 7, nas quartas de final, e a camaronesa Marie Antoinette Dassi por 21 a 1, na semifinal, garantindo uma vaga na decisão.
Esta foi a estreia de Ana Carolina Moura em Jogos Paralímpicos. Na preparação para o megaevento, ela acumulou bons resultados, que a credenciaram a chegar como uma das favoritas a uma medalha em Paris 2024. Ela foi ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, e também conquistou o Mundial do México no mesmo ano.
“A minha medalha de ouro valeu a pena demais. Estou muito satisfeita porque é um trabalho em equipe. Todo mundo junto e um resultado de todos”, celebrou a atleta, que destacou os bons resultados do taekwondo no dia.
Ana Carolina Moura tem má-formação congênita no antebraço direito e começou a praticar taekwondo para se defender, após ser assaltada e perder um colar que havia ganhado de uma tia quando nasceu.
Mais cedo, a paraibana Silvana Fernandes, da categoria até 57kg, faturou a medalha de bronze. Ela derrotou Kamilya Dosmalova, do Cazaquistão, por 28 a 3.
Outro semifinalista brasileiro, o paulista Nathan Torquato, da categoria até 63kg, foi superado pelo turco Mahmut Bozteke, por 10 a 6. Durante o combate, ele sofreu uma entorse no joelho esquerdo e ficou fora da disputa pelo bronze.
Da Redação do Portal com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro.
1
2
04:54, 26 Mar
27
°c
Fonte: OpenWeather
O evento terá caráter beneficente e contará com a participação de ex-jogadores da Seleção Brasileira, atletas com passagem por grandes clubes do futebol nacional e nomes ligados ao futebol pernambucano.
Nos últimos dias, o Santa Cruz já anunciou uma série de reforços, como o zagueiro Edson Miranda, os laterais Thiago Ennes e Zé Mário.
Retrô ganhou fora de casa o Imperatriz-MA e o Sport bateu a Jacuipense-BA na ilha
mais notícias
+