Raphael Claus, árbitro brasileiro. Foto: Reprodução/Conmebol
A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou, na segunda-feira, 27 de outubro, a lista dos profissionais que concorrem ao prêmio de melhor árbitro do mundo em 2025.
Entre os indicados, os brasileiros Raphael Claus, de São Paulo, e Wilton Pereira Sampaio, de Goiás aparecem na disputa. Ambos estão entre os nomes mais experientes do quadro da FIFA e representam o país em grandes competições internacionais.
Os dois árbitros participaram da Copa do Mundo do Catar, em 2022, e seguem entre os pré-selecionados para atuar na Copa do Mundo de 2026, que será sediada nos Estados Unidos, Canadá e México. Além deles, a paraense Edina Alves e o catarinense Ramon Abatti Abel também estão na pré-lista da FIFA.
A escolha do melhor árbitro do mundo é feita por um júri formado por jornalistas esportivos de 120 países, que enviam suas avaliações à entidade. O resultado oficial será divulgado no dia 10 de dezembro.
No ano anterior, o vencedor da categoria foi o francês François Letexier, reconhecido por apitar partidas de alto nível, incluindo a semifinal do Mundial de Clubes, entre Fluminense e Chelsea.
Letexier volta a aparecer entre os indicados deste ano, ao lado de nomes consagrados da arbitragem europeia e sul-americana, como o espanhol José Maria Sanchez Martínez, o polonês Szymon Marciniak e o argentino Facundo Tello.
Raphael Claus, de 44 anos, é conhecido pela postura firme em campo e por atuar em decisões importantes do futebol brasileiro, como finais de Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Ele também participou de torneios internacionais, incluindo a Copa América e o Mundial de Clubes da FIFA.
Wilton Pereira Sampaio, de 42 anos, ganhou projeção internacional após apitar jogos decisivos no Catar, entre eles o confronto das quartas de final entre Inglaterra e França, considerado um dos mais equilibrados da competição. No Brasil, é um dos árbitros mais escalados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em partidas de alta visibilidade.
O Brasil já teve árbitros premiados pela IFFHS no passado. Romualdo Filho, em 1987, e José Roberto Wright, em 1990, receberam o título de melhores árbitros do mundo, colocando o país entre os destaques da arbitragem internacional. Desde então, poucos brasileiros voltaram a figurar com tanta constância nas listas da entidade.
3
4
09:54, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+