Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ancelotti justifica não convocar Neymar: 'O que avaliamos é a condição física'

O técnico da Seleção Brasileira explicou que não dá pra questionar o nível técnico de Neymar, mas há outros fatores a serem avaliados.

Eduarda Queiroz

03 de setembro de 2025 às 15:52   - Atualizado às 15:52

Ancelotti e Neymar.

Ancelotti e Neymar. Fotos: @rafaelribeirorio/CBF e Reprodução/X

Ausente desde outubro de 2023, Neymar voltou a ser pauta na coletiva de Carlo Ancelotti nesta quarta-feira, 3 de setembro, na Granja Comary, em Teresópolis. O técnico da Seleção Brasileira foi questionado sobre a não convocação do camisa 10 do Santos para os jogos contra Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, e reforçou que a decisão foi tomada por critérios físicos e não nível técnico.

"Eu vejo o que o jogador está fazendo, o que fez, e também o problema que ele teve. Quando eu falo de critério físico, um critério que toda a comissão considera muito importante. A verdade é que eu disse em outra coletiva que ninguém pode discutir o Neymar a nível técnico. O que estamos avaliando a cada dia e a cada jogo é sua condição física. Não só dele, mas de todos os jogadores", afirmou Ancelotti.

>>> Siga o Portal de Esportes no instagram para ficar por dentro das notícias do mundo esportivo.

A lista divulgada em 25 de agosto não contou com o nome de Neymar, que se recuperava de um edema no adutor da coxa. Apesar disso, o atacante voltou a atuar no último domingo (31), contra o Fluminense, e completou oito das últimas nove partidas do Santos, só ficou fora diante do Bahia por suspensão.

Na saída de campo, Neymar respondeu de forma direta ao ser questionado sobre a ausência na Seleção.

Veja Também

"Foi um edema que eu tive no adutor. Foi um incômodo, na verdade. Que não foi nada demais, tanto que eu joguei hoje. Não ia jogar contra o Bahia mesmo. Então, preferiram me poupar dos treinos pra poder recuperar. Acho que fiquei fora por opção técnica mesmo, acho que não tem nada a ver de condição física. É a opinião do treinador e eu respeito. Já que estou de fora, nos basta torcer pela nossa Seleção para que eles possam fazer bons jogos", declarou.

Mesmo diante da divergência de versões, Ancelotti voltou a minimizar qualquer polêmica, reforçando a confiança no camisa 10, mas destacando a concorrência.

"Nessa segunda convocação há novos jogadores. Neymar não está, ele teve um pequeno problema na última semana. Mas Neymar não precisamos testá-lo, todo mundo conhece Neymar, a comissão, a Seleção, os torcedores do Brasil conhecem Neymar. Como todos os outros, Neymar tem que estar numa boa condição física para ajudar a seleção nacional a fazer as coisas bem na Copa do Mundo", disse.

O treinador ainda ressaltou o nível de disputa por vagas no grupo que estará na Copa de 2026.

"Nesse time nacional tem muita concorrência, pensamos que mais ou menos as equipes nacionais têm 70 jogadores que podem estar na Copa do Mundo", completou Ancelotti.

Neymar não entra em campo pela seleção canarinha desde 17 de outubro de 2023, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho na derrota por 2 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu. O artilheiro já marcou 79 gols pelo Brasil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:38, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Última derrota alvirrubra para o rival foi em 2020.
Marca

Náutico vive maior série invicta contra o Santa Cruz em 73 anos; veja números do domínio alvirrubro

Série invicta é a maior do clube no clássico desde a década de 1950. Em 2026, o Timbu venceu o rival duas vezes.

Goleiro Bruno fala sobre caso Eliza Samudio.
Repercussão

Caso Eliza Samudio: goleiro Bruno admite erro e cita Macarrão e envolvimento de facção criminosa

Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.

mais notícias

+

Newsletter