Pernambuco, 11 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fifa realiza "reuniões de crise" sobre a Copa do Mundo após ataques dos EUA e Israel ao Irã

O encontro ocorreu após a assembleia geral da International Board (IFAB), órgão responsável pela regulamentação das regras do futebol, sobre mudanças que serão incorporadas a partir do Mundial.

Isabella Lopes

28 de fevereiro de 2026 às 18:08   - Atualizado às 18:09

Reunião da Fifa.

Reunião da Fifa. Foto: FIFA.

Os dirigentes da Fifa realizaram "reuniões de crise" neste sábado, 28 de fevereiro, para discutir possíveis repercussões na Copa do Mundo dos ataques militares dos Estados Unidos e Israel ao Irã, de acordo com o jornal britânico The Times.

Os encontros ocorreram após a assembleia geral da International Board (IFAB), órgão responsável pela regulamentação das regras do futebol, sobre mudanças que serão incorporadas a partir da Copa do Mundo.

"Tivemos uma reunião hoje e é prematuro comentar em detalhes, mas vamos acompanhar os desenvolvimentos em torno de todas as questões ao redor do mundo", afirmou secretário-geral da Fifa, Mattias Grafstrom.

"Continuaremos a nos comunicar como sempre fazemos com os três governos (anfitriões), como sempre fazemos em qualquer caso. Todos estarão seguros", afirmou.

A ação militar deste sábado também levou figuras do futebol a questionarem, em caráter reservado, a decisão do presidente da Fifa, Gianni Infantino, de criar um prêmio da paz da Fifa, outorgado ao presidente Trump em dezembro.

Veja Também

A entrega do prêmio ocorreu em meio à escalada de tensão entre Estados Unidos e Venezuela, quando Washington já ensaiava uma operação militar que acabou sendo concluída em janeiro. O ditador Nicolás Maduro foi capturado e transferido para Nova York para enfrentar acusações de narcotráfico.

A entrega da honraria para reconhecer personalidades que, em tese, contribuiriam para a paz, a um líder que vem comandando seguidas operações militares pode gerar críticas e levantar questões sobre a neutralidade da entidade esportiva. Procurada pelo Estadão neste sábado, após os ataques ao Irã, a entidade não se manifestou.

Os Estados Unidos, juntamente com México e Canadá, serão os anfitriões do torneio a partir do dia 11 de junho. O Irã, já classificado para o Mundial, tem seus jogos da fase de grupos marcados o território americano, em Los Angeles e um em Seattle

Embora difícil medir diretamente a posição de atletas e delegações, os conflitos recentes aumentam a pressão sobre representantes esportivos e federações. Ainda não há anúncios oficiais de boicotes ou sanções esportivas em resposta ao conflito.

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:54, 11 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sevilla e Atlético de Madrid se enfrentam neste sábado (11), às 16h.
Esportes

Sevilla x Atlético de Madrid: onde assistir e prováveis escalações

Confronto movimenta LaLiga com equipes em momentos opostos na temporada.

Rivais da Catalunha se enfrentam neste sábado (11), às 13h30.
LaLiga

Barcelona x Espanyol: onde assistir e prováveis escalações

Derbi catalão movimenta LaLiga com confronto decisivo no Camp Nou, neste sábado (11), às 13h30, horário de Brasília.

CEO do Fortaleza diz que "acabou o dinheiro" do clube.
Instabilidade

CEO do Fortaleza admite momento complicado, responde zagueiro e alerta: "acabou o dinheiro"

Declaração do dirigente escancara dificuldades financeiras e aumenta tensão no clube cearense.

mais notícias

+

Newsletter