Braçadeira de capitão em apoio a comunidade LGBTQIAP+ Foto: Reprodução ESPN
A Federação de Futebol da Inglaterra anunciou que mulheres transgênero poderão continuar a competir nas categorias femininas desde que cumpram critérios de elegibilidade mais rigorosos, que incluem níveis reduzidos de testosterona e uma avaliação de campo, para garantir que a jogadora não apresente risco à segurança das outras atletas ou à competição.
A medida surge em meio a um debate global sobre a presença de mulheres trans no esporte feminino, que tem dividido opiniões entre entidades esportivas, atletas e organizações de direitos humanos. Com a nova diretriz, a FA afirma tentar encontrar um equilíbrio entre inclusão, segurança e justiça competitiva, reconhecendo a complexidade do tema.
Segundo a entidade, o novo processo foi desenvolvido ao longo de 18 meses, com consultas a especialistas, médicos, atletas, clubes e grupos da sociedade civil.
“Nosso objetivo é garantir que o futebol continue acessível a todos, sem comprometer a integridade do esporte”, afirmou a Federação em comunicado oficial.
Embora ainda sejam minoria, a presença de jogadoras transgênero no futebol amador inglês vem gerando discussões mais acaloradas nos últimos anos.
Em novembro passado, antes de uma partida da seleção inglesa feminina, cerca de 100 pessoas se reuniram em protesto contra a política então vigente, pedindo regras mais rígidas para a participação de atletas trans.
Enquanto isso, esportes como rúgbi e hóquei já adotaram uma postura mais restritiva, impedindo que atletas trans que passaram pela puberdade masculina compitam nas categorias femininas.
A FA, por sua vez, optou por um modelo mais individualizado, com avaliação médica e esportiva caso a caso, algo que, para especialistas, pode servir de referência a outras modalidades que ainda buscam respostas para o tema.
1
4
21:27, 03 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
Tricolor saiu atrás com 17 segundos de jogo, buscou o resultado com Pedro Favela e confirmou o retorno diante de 45,5 mil torcedores.
Líder do Grupo A2, Grécia recebe a Alemanha pela quarta rodada da Liga das Nações.
Líder do Grupo A4, Portugal recebe a Noruega em busca da quarta vitória consecutiva na Liga das Nações.
mais notícias
+