A tradicional família rubro-negra, que comandou o clube em diferentes momentos ao longo de 73 anos, volta ao centro da disputa política com a pré-candidatura de Paulo Bivar.
Filho de Milton Bivar Foto: Reprodução
A política do Sport Club do Recife volta a ganhar força com a possível retomada da família Bivar à presidência do clube. Prestes a completar 120 anos de história, o Leão já foi comandado por um membro do clã em dez mandatos diferentes, distribuídos entre Milton Lyra Bivar, Milton Caldas Bivar Filho e Luciano Bivar. Agora, quem surge como nova aposta é Paulo Bivar, que deve oficializar sua candidatura na próxima terça-feira (2), em entrevista coletiva ainda com local a ser definido.
Segundo informações apuradas pelo LeiaJá, pessoas próximas à família confirmam que Paulo terá como vice o advogado Manoel Veloso, o Manolo, que já ocupou o cargo de vice-presidente jurídico do Sport entre 2020 e 2021. A formação completa da chapa deve ser divulgada no ato da coletiva.
Em declarações recentes, Paulo Bivar foi direto ao afirmar que o Sport vive “uma crise estrutural” e necessita de investigação e reorganização.
“Existe muita coisa errada e precisamos esclarecer. Não há grupo mais preparado que o nosso. Conhecemos o Clube, sabemos suas dores e como solucioná-las. Mas é necessário investigar e planejar estrategicamente”, disse o pré-candidato.
Paulo também criticou a gestão do ex-presidente Yuri Romão, alegando falta de transparência e distanciamento do torcedor.
“É uma gestão que não respeita o associado. Falta transparência em tudo”, completou.
O vínculo da família com o Sport começou em 1952, com o primeiro mandato de Milton Lyra Bivar, que abriu caminho para uma trajetória marcante na história política do clube. Seus filhos, Luciano e Milton Caldas, deram continuidade ao legado, assumindo a presidência em diferentes momentos entre as décadas de 80 e 2020.
Luciano Bivar, o mais recorrente, esteve à frente do clube em:
1989–1990, 1997–2001, 2005–2006 e 2013.
Milton Caldas Bivar presidiu nos biênios 2007–2008, 2019–2020 e 2021 — este último marcado por um dos capítulos mais vitoriosos da história rubro-negra, com a conquista da Copa do Brasil de 2008 sobre o Corinthians, na Ilha do Retiro.
Entre glórias e turbulências, também houve momentos difíceis. Em 2001, em seu terceiro mandato consecutivo, Luciano renunciou ao cargo após perder o hexacampeonato Pernambucano.
Da redação do Portal com informações do LeiaJá (Felipe Holanda)
3
4
10:01, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+