Segundo o parlamentar, outros estados com clubes de menor expressão conseguiram garantir mais vagas por terem dirigentes que atuam de forma estratégica e defendem os interesses locais.
"Evandro não tem representatividade na CBF", diz Romerinho Jatobá sobre perca de vagas no Nordestão Foto: Portal de Prefeitura e Divulgação / FPF
Durante o segundo episódio do programa Fala Político, do Portal de Prefeitura, o presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), voltou a comentar sobre o difícil momento vivido pelo futebol pernambucano.
Em sua fala, o vereador destacou a redução no número de times do estado na Copa do Nordeste e atribuiu o cenário à falta de representatividade do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“Tínhamos uma competição da Copa do Nordeste em que Pernambuco possuía duas vagas, além da pré-Copa do Nordeste, que o estado sempre disputava. De fato, Pernambuco não tinha três vagas, mas tinha duas, e muitas vezes dois clubes participavam da pré-competição, o que poderia gerar até quatro vagas para o estado. Desta vez, não. Agora são apenas duas. Pernambuco não tinha três vagas, mas podia ter. Hoje, essa possibilidade não existe mais. Perdemos duas vagas para o Piauí e para o Maranhão”, afirmou Romerinho.
Ao aprofundar a crítica, Romerinho ampliou o debate e reforçou que a perda de espaço de Pernambuco nas competições regionais é consequência direta da falta de articulação política dentro da estrutura do futebol nacional.
Segundo o parlamentar, outros estados com clubes de menor expressão conseguiram garantir mais vagas por terem dirigentes que atuam de forma estratégica e defendem os interesses locais junto à CBF.
"Infelizmente, estados que têm clubes com potencial histórico, momentâneo, até muito pior do que os de Pernambuco, mas que os presidentes da federação souberam fazer a defesa do seu estado, dos seus clubes, e conquistaram essas vagas. Enquanto o nosso, que tem um potencial grande pelo estado que a representa, não consegue. Teve, houve uma reunião. Foi criada por membros das federações pra discutir a coma do nordeste. Ebando ficou fora. Pasme. Pernambuco, que tem três grandes potências do futebol e que tem o retrô, que é um clube emergente, respeitado a nível nacional, até pelos atletas que já tem colocado em vários outros clubes, Pernambuco ficou fora dessa reunião. Por quê? Porque Ebando não tem nenhuma representatividade na CBF, é malquisto, as pessoas conhecem o seu histórico e simplesmente descanteiam e ele não partiu pra Pernambuco pagar essa."
3
4
21:50, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+