Daniel Alves, ex jogador da seleção brasileira. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
O Tribunal de Justiça da Catalunha absolveu Daniel Alves da acusação de estupro que ele enfrentava na Espanha. A decisão, tomada por unanimidade, considerou que o depoimento da jovem que acusou o ex-jogador não apresentou provas suficientes para sustentar a condenação.
A Justiça catalã revisou o caso após recursos apresentados pela defesa do ex-jogador e pelo Ministério Público. Daniel Alves havia sido condenado a 4 anos e meio de prisão por um suposto abuso ocorrido na madrugada de 31 de dezembro de 2022, no banheiro de uma discoteca em Barcelona. Segundo a denúncia, uma mulher de 23 anos afirmou ter sido violentada pelo ex-atleta.
Daniel Alves ficou preso preventivamente por 14 meses no Centro Penitenciário Brians 2, na Espanha. No dia 25 de março de 2024, ele deixou a prisão após pagar fiança de 1 milhão de euros (R$ 5,4 milhões), aguardando a decisão em liberdade provisória.
A Promotoria de Barcelona tentou aumentar a pena para nove anos de prisão, enquanto a acusação particular pedia uma sentença de 12 anos. No entanto, o Tribunal da Catalunha rejeitou os pedidos e anulou a condenação.
A decisão destacou a falta de confiabilidade no relato da denunciante. O tribunal apontou que partes do depoimento foram contrariadas por gravações de vídeo. Os magistrados afirmaram que a versão da jovem não correspondia aos fatos registrados.
"O tribunal rejeita os recursos da Procuradoria – que solicitava a nulidade parcial da sentença e, subsidiariamente, a elevação da pena para 9 anos – e da acusação particular – que pedia a elevação da pena para 12 anos – e absolve o acusado, deixando sem efeito as medidas cautelares impostas e declarando, de ofício, as custas processuais", diz a nota do tribunal.
O julgamento no tribunal superior contou com três juízas e um juiz. Os quatro decidiram que a presunção de inocência deveria prevalecer, pois não havia provas suficientes para manter a condenação.
Com a absolvição, todas as medidas cautelares foram revogadas. Daniel Alves, que sempre negou as acusações, não precisará mais responder ao caso na Justiça espanhola.
2
3
00:56, 12 Jul
23
°c
Fonte: OpenWeather
Essa não é a primeira vez que Kleber enfrenta problemas legais relacionados à pensão. Em janeiro de 2025, ele foi denunciado por dever cerca de R$ 35 mil à filha de 10 anos.
A negociação envolve uma troca direta com o atacante Derik Lacerda, de 25 anos, que deixará o time mato-grossense para reforçar o elenco rubro-negro.
A principal competição do país ficou paralisada no dia 12 de junho e só voltará a ser disputado neste sábado, 12 de julho.
mais notícias
+