Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CBF afasta Ramon Abatti Abel, de São Paulo x Palmeiras, e árbitro de Bragantino x Grêmio

O árbitro do quadro da FIFA foi suspenso após as polêmicas e erros durante o clássico Choque-Rei. Lucas Casagrandre, que apitou RB Bragantino e Grêmio, também está afastado.

Pedão Repórter

06 de outubro de 2025 às 13:40   - Atualizado em 07 de outubro de 2025 às 20:01

Ramon Abatti Abel está suspenso.

Ramon Abatti Abel está suspenso. Foto: Cesar Greco / Palmeiras

A 27ª  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A reservou inúmeras polêmicas. A maior delas foi no clássico Choque-Rei, entre São Paulo e Palmeiras, no Morumbis. Mas, RB Bragantino x Grêmio também virou pauta de discussão. Os árbitros e VAR dos duelos foram suspensos.

Começando pelo duelo dos clubes paulistas. O resposánvel pelo apito foi o experiente e do quadro da FIFA, Ramon Abatti Abel e, no vídeo, Ilbert Estevam da Silva. Ambos foram diretamente responsáveis pela a não marcação de um pênalti para o Tricolor Paulista e, alguns instantes depois, a não expulsão de Andreas Pereira, do Palmeiras. 

Nas ocasiões, Ramon Abatti Abel não foi chamado para consultar as imagens no monitor. No momento dos lances polêmicos, o placar era favorável ao São Paulo, o duelo estava em 2x0 e acabou em uma virada impressionante e com méritos do Palmeiras.

Já em Bragança Paulista, a polêmica ficou para os últimos instantes de partida. Já nos acréscimos da segunda etapa, em bola levantada na área, Kannemann, do Grêmio, foi expulso de maneira direta e, logo após, em um chute onde resvela em Marlon, um pênalti foi marcado a favor do clube mandante. Na penalidade, Jhon Jhon marcou o gol para a equipe paulista.

Ao término da partida, Marlon, do time gaúcho, que cometeu a penalidade, expressou sua indignação com a arbitragem brasileira no geral, em entrevista ao Premiere, confira: 

Veja Também

"O Grêmio Futebol Porto-Alegrense está sendo categoricamente roubado desde que começou o campeonato. A gente vive numa liga onde você quer melhorar o calendário, mas a gente não tem nem profissionalização dos árbitros. A gente vem de anos e anos e anos de corrupção numa federação onde você não consegue legalizar as coisas né, e isso tem muita influência direta no futebol. Quem sabe agora o presidente que assuma agora consiga profissionalizar e melhorar os árbitros."

O atleta da equipe do Rio Grande do Sul ainda citou erro com outros times, incluindo, o Sport Recife, que está na lanterna do Brasileirão, e que no duelo contra o Cruzeiro, no domingo, 05 de outubro, também alega ter sido prejudicado por dois lances: pênalti não marcado em Ramon e um chance clara e manifesta de gol que o árbitro da partida marcou uma falta antecessora.

Veja a nota do clube pernambucano clicando aqui

Punição

Os árbitros Ramon Abatti Abel, Ilbert Estevam da Silva, Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior estão afastados por tempo indeterminado pela CBF

Confira a nota da Confederação Brasileira de Futebol: 

"A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades."

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:45, 06 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sport na Copa do Brasil.
Copa do Brasil

Com time alternativo, Sport empata em 0x0 com a Desportiva, mas vence nos pênaltis e avança de fase

Além da vaga, o avanço também representa um alívio financeiro, pois o Leão da Ilha vai receber uma premiação superior a R$ 1 milhão.

Santa Cruz segue soberano contra o Náutico, mesmo retrospecto atual favorável aos alvirrubros.
Dinheiro

Santa Cruz x Sousa vale vaga na terceira fase e premiação de R$ 950 mil na Copa do Brasil

Classificação para a próxima fase da competição pode aliviar as finanças da Cobra Coral.

Náutico fecha acordo com o Real Hospital Português pelas próximas duas temporadas.
Novidade

Náutico anuncia Real Hospital Português como novo patrocinador para a temporada de 2026

Instituição de saúde firma parceria com o Timbu e passa a integrar o grupo de patrocinadores.

mais notícias

+

Newsletter