Campeonato Pernambcuano Foto: Rafael Vieira/FPF
O Campeonato Pernambucano de Futebol de 2026 será o menor desde 1978, com apenas oito clubes na Série A1. Essa redução é resultado de mudanças no regulamento aprovadas pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), alinhando-se ao novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que estabelece um limite de 11 datas para os estaduais.
O torneio será disputado em turno único, com sete rodadas. As semifinais e a final ocorrerão em jogos de ida e volta, totalizando 11 datas. Atualmente, sete clubes já estão garantidos para a competição:
O oitavo clube será definido após o Campeonato Pernambucano da Série A2 de 2025. A proposta de incluir 26 clubes na edição de 2025 foi rejeitada, e a competição manterá o formato com 10 clubes. No entanto, a FPF aprovou a ampliação da zona de rebaixamento para três clubes e a promoção de apenas um da Série A2 para a Série A1 em 2026, resultando em um total de oito equipes na elite estadual.
A competição está prevista para iniciar em 7 de janeiro de 2026, com término até 8 de março, conforme o novo calendário da CBF. A proposta de realizar a final em jogo único na Arena de Pernambuco está sendo discutida e será decidida pelos clubes no Conselho Arbitral. Se aprovada, a partida contará com divisão de torcida meio a meio, mesmo com a manutenção de clássicos com torcida única ao longo da competição.
Essas mudanças visam otimizar o calendário e alinhar o futebol pernambucano às diretrizes nacionais, mantendo a competitividade e o interesse dos torcedores.
3
4
10:25, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+