Pernambuco, 11 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Atletas Pankararu fazem história e conquistam primeira edição da Liga Social Joga Pra Elas

Equipe indígena venceu a categoria Sub-18 em competição que reuniu mais de 400 meninas e jovens no Recife.

Pedão Repórter

21 de setembro de 2026 às 15:20

Atletas Pankararu comemorando troféu do Joga Pra Elas.

Atletas Pankararu comemorando troféu do Joga Pra Elas. Foto: Bela Azoubel / Divulgação

A equipe formada por atletas do povo Pankararu conquistou a categoria Sub-18 da primeira edição da Liga Social Joga Pra Elas, realizada entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife. A competição reuniu mais de 400 meninas e jovens de diferentes regiões de Pernambuco.

Representando comunidades dos municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia, às margens do Rio São Francisco, as atletas Pankararu levaram para o campo a identidade de seu povo e garantiram o título da Série Ouro.

Aos 17 anos, Deyse Liliane, de Jatobá, participou pela primeira vez de uma competição desse porte e também conheceu a capital pernambucana. Para a jovem, a conquista teve um significado especial.

“Foi minha primeira competição desse tamanho e minha primeira vez no Recife. Uma experiência incrível para toda a equipe. Representar o povo Pankararu e ser campeã é uma alegria enorme”, afirmou.

Esporte, inclusão e formação

Além das partidas de futebol, a programação contou com oficinas e palestras sobre combate ao racismo, saúde mental, violência contra a mulher e o legado social da Copa do Mundo Feminina.

Veja Também

As participantes também tiveram acesso a serviços gratuitos de saúde, como fisioterapia, massoterapia e aferição de pressão arterial e glicose.

A competição contou ainda com equipes indígenas e quilombolas. As finais foram transmitidas pelo canal da love.fútbol no YouTube.

Carol Baiana, atleta do Santos, ex-integrante da Seleção Brasileira Sub-20 e embaixadora da love.fútbol, acompanhou a programação e destacou a importância de criar espaços seguros para as meninas.

“É muito importante que as meninas tenham sentimento de pertencimento e um lugar seguro para praticar esportes. Ver o brilho nos olhos delas é gratificante”, declarou.

Para Karina Paz, diretora da Pazear e gerente de operações da love.fútbol, a experiência vai além do futebol.

“Se elas ocupam um lugar no esporte, podem ocupar qualquer lugar na sociedade”, afirmou.

Campeãs da Liga Social Joga Pra Elas

Na categoria Sub-13, a Série Ouro ficou com o K2 Empatia. Geração 4 – Santos Dumont venceu a Série Prata, enquanto Mogi Mirim conquistou a Série Bronze.

No Sub-18, o título da Série Ouro ficou com as Pankararu. Geração 4 – Santos Dumont foi campeã da Série Prata, e Geração 4 – Igarassu terminou com a Série Bronze.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:02, 11 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

22ª edição terá percursos de 5 e 10 quilômetros, com largada e chegada no Quartel da corporação.
Esporte

Bombeiros de PE celebram 139 anos com Corrida do Fogo no Recife nesta segunda (12); veja programação

Evento reúne prova infantil, banho de neblina, recreação e desafio com equipamentos de combate a incêndios.

Náutico recebe o Vila Nova, nos Aflitos, pela Série B
Timbu

Náutico x Vila Nova: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações

Timbu tenta se recuperar diante da torcida após derrota nos Aflitos, enquanto o Vila Nova busca pontuar fora de casa na reta final da Série B.

Enzo foi a grande contratação do Manchester City para a temporada.
Clássico

Liverpool x Manchester City: onde assistir ao vivo, horário e escalações pela Premier League

Líder com aproveitamento perfeito, City visita os Reds em Anfield para defender a ponta da tabela na sexta rodada do Campeonato Inglês.

mais notícias

+

Newsletter