Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pastor expulso da Igreja Universal por ter HIV terá sua história contada em filme; confira detalhes

O elenco do longa conta com Caio Blat, que interpretará o bispo evangélico responsável pela retirada forçada do pastor da congregação.

Cami Cardoso

10 de novembro de 2025 às 18:03   - Atualizado às 18:03

Pastor expulso da Igreja Universal por ter HIV terá sua história contada em filme; confira detalhes

Pastor expulso da Igreja Universal por ter HIV terá sua história contada em filme; confira detalhes Fotos: Reprodução

Um dos casos mais polêmicos envolvendo a Igreja Universal do Reino de Deus vai se transformar em filme. O longa, dirigido por José Eduardo Belmonte, contará a trajetória do pastor Mário Justino, que foi expulso da instituição após revelar ser portador do vírus HIV.

Intitulado “Justino”, o filme traz Antônio Pitanga no papel principal. O elenco também conta com Caio Blat, que interpretará o bispo evangélico responsável pela retirada forçada do pastor da congregação.

Mário Justino foi um dos principais nomes da Igreja Universal nos anos 1990, até ser afastado por Edir Macedo. O caso gerou grande repercussão na época, já que Justino era considerado um dos pregadores mais influentes do país. Segundo o ex-pastor, sua expulsão ocorreu após confessar que vivia com HIV, o que, segundo ele, teria causado “prejuízos morais” à imagem da igreja.

Após o afastamento, Justino só voltou a falar publicamente sobre o episódio em 1995, ao lançar o livro “Nos Bastidores do Reino: A Vida Secreta na Igreja Universal do Reino de Deus”, no qual relata supostos casos de manipulação espiritual e corrupção entre líderes religiosos. Temendo represálias, ele deixou o Brasil e recebeu asilo político nos Estados Unidos em 1998.

A Igreja Universal

A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada em 1977, no Rio de Janeiro, por Edir Macedo. Reconhecida pelo estilo de pregação voltado à prosperidade e à libertação espiritual, a instituição cresceu rapidamente e tornou-se uma das maiores organizações religiosas do Brasil, com templos espalhados em mais de 100 países. A Universal também é conhecida por sua forte presença na mídia, sendo proprietária de veículos como a Record TV.

Sua atuação, no entanto, é marcada por controvérsias e críticas relacionadas à arrecadação de recursos e à influência política. Mesmo assim, a igreja mantém uma base de fiéis expressiva e continua a expandir suas atividades sociais e missionárias. O Templo de Salomão, inaugurado em São Paulo em 2014, é considerado o principal símbolo da Universal e representa a grandiosidade do projeto liderado por Edir Macedo, que segue como figura central da denominação.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:24, 13 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carnaval nas ruas de Olinda
Folia

Olinda: confira a programação das prévias carnavalescas para este domingo (13), pontos de acesso e organização

A abertura do período de ensaios começou na última segunda-feira (07) e tudo transcorreu dentro da normalidade.

Jornalista Rodrigo Bocardi.
Televisão

Rodrigo Bocardi é demitido do SBT após denúncia de suposta extorsão e rebate: 'Grande mentira'

Jornalista havia sido contratado em junho para comandar o SBT Cidades e a parceria entre emissora e empresa de mídia digital terminou em 8 de setembro.

Lady Gaga se torna mãe pela primeira vez
Mãe

Lady Gaga celebra nascimento do primeiro filho; notícia surpreende fãs após gestação em segredo

A cantora e Michael Polansky assumiram o relacionamento em 2020 e, desde então, têm mantido uma postura discreta em relação à vida pessoal

mais notícias

+

Newsletter