Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é reconhecida como manifestação cultural nacional

A sanção da lei tem como objetivo garantir a continuidade do evento, que movimenta o turismo, o comércio local e gera emprego e renda.

Gabriel Alves

10 de junho de 2025 às 15:51   - Atualizado às 15:52

José Loreto na Paixão de Cristo.

José Loreto na Paixão de Cristo. Foto: Divulgação

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém foi oficialmente reconhecida como manifestação da cultura nacional. A Lei nº 15.146, que concede o título, foi sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), e publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, 10 de junho.

Espetáculo Paixão de Cristo

O espetáculo é encenado anualmente na cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no distrito de Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Realizada desde 1968, a apresentação atrai grandes públicos durante o período da Páscoa.

A sanção da lei tem como objetivo garantir a continuidade do evento, que movimenta o turismo, o comércio local e gera emprego e renda para a população da região. A produção envolve mais de 400 atores em um espaço de 100 mil metros quadrados.

O projeto de lei que resultou no reconhecimento da peça como manifestação da cultura nacional é de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB). A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados e, em maio, no Senado Federal, sob relatoria do senador Humberto Costa (PT).

Senado aprova PL

 

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 4409/2021, de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE), que declara o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, encenado no maior teatro ao ar livre do mundo localizado em Brejo da Madre de Deus (PE), como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Veja Também

A proposta, que já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial. Com isso, o espetáculo será oficialmente incorporado ao conjunto de bens imateriais protegidos pelo Estado brasileiro, assegurando maior visibilidade e apoio à sua continuidade. Para o deputado Felipe Carreras, o reconhecimento é uma conquista histórica.

“A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é um patrimônio do nosso povo. Mais do que um espetáculo, ela representa fé, tradição e identidade. Essa conquista é de todo o povo pernambucano”, destacou o parlamentar.

Segundo o senador Humberto Costa (PT-PE), relator do projeto no Senado, o reconhecimento do espetáculo é importante para a cultura brasileira, pois preserva a tradição cultural e religiosa do país.

Com informações do Portal Mais 360.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:30, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prova do líder do BBB 26.
Entretenimento

Quem venceu a prova do líder do BBB 26? dissputa é de resistência

. A dinâmica contou com patrocínio da Betano e trouxe rodadas com consequências que mudaram o ritmo da competição.

Recife e Salvador.
Embate

Recife ou Salvador? A rivalidade que aquece o Carnaval brasileiro

Cada cidade construiu uma identidade própria, atraindo turistas e foliões com estilos diferentes, tornando a comparação um debate apaixonado e culturalmente rico.

Classic Hall vai receber show da turnê de Emicida.
Evento

Recife será a única cidade do Nordeste a receber turnê Racional/MCMV, do Emicida; veja data

O show acontece no Classic Hall, que é a maior casa de show da América Latina.

mais notícias

+

Newsletter