Apresentações gratuitas acontecem nesta terça (22) e quarta-feira (23), no Teatro de Santa Isabel; ingressos serão distribuídos a partir das 19h.
22 de setembro de 2026 às 10:45 - Atualizado às 10:51
Orquestra Sinfônica do Recife. Foto: Marcos Pastich/PCR
A maestrina francesa Nathalie Marin e a violoncelista recifense Michelle Guedes Pimentel são as convidadas dos concertos que a Orquestra Sinfônica do Recife apresenta nesta terça-feira, 22 de setembro, e quarta-feira (23), às 20h, no Teatro de Santa Isabel. As duas noites têm entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria a partir das 19h, no dia de cada apresentação.
O programa reúne composições de Edward Elgar e Franz Schubert que, segundo a divulgação do evento, serão interpretadas pela primeira vez pelo conjunto. O ineditismo se refere ao repertório da própria orquestra, que se aproxima dos 90 anos de atuação.
As apresentações colocam mulheres em duas funções de destaque no palco: a condução dos músicos e a interpretação do solo de violoncelo. Os concertos integram a temporada 2026 da Orquestra Sinfônica do Recife.
Michelle Guedes Pimentel será a solista do Concerto em Mi menor para violoncelo e orquestra, Op. 85, de Edward Elgar. Na execução, a instrumentista recifense terá o acompanhamento do conjunto sob a direção de Nathalie Marin.
A programação também inclui a Sinfonia n.º 8 em si menor, D. 759, de Franz Schubert, conhecida como Sinfonia Inacabada. As duas obras compõem o repertório anunciado para as apresentações no teatro, localizado na Praça da República, no bairro de Santo Antônio.
A participação da maestrina francesa dá continuidade a uma relação iniciada em 2024. Naquele ano, Nathalie tornou-se a terceira mulher a reger a Orquestra Sinfônica do Recife e a primeira estrangeira a assumir essa função, de acordo com o histórico divulgado pela organização.
Ela voltou a conduzir o conjunto em 2025 e no início da temporada de 2026. Sua trajetória reúne experiências na América Latina e na Europa, com passagens pela direção artística da Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, pela Kosovo Philharmonic e pela Mersin State Opera, na Turquia.
Diretora artística do conjunto contemporâneo Habana XXI, Nathalie também foi uma das fundadoras da ENORIS, na França, onde atuou como regente titular entre 1991 e 2010.
Os concertos contam com apoio do Consulado da França no Brasil e são realizados pela Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
11:57, 22 Set
29
°c
Fonte: OpenWeather
Programação começa às 22h, na Praça da Matriz; organização divulgou restrições para bebidas, coolers e outros objetos.
Projeto reúne Maiara & Maraisa, Naiara Azevedo e Fred & Fabrício; anúncio foi feito nas redes sociais.
Noite gospel reúne Julianny Souza, Grupo Nova Geração e grupos musicais de igrejas locais, com acesso gratuito no Centro.
mais notícias
+