Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gravada em 45 dias, novela é regatada pelo Globoplay após 25 anos; entenda

Lançada originalmente em janeiro de 2000, a produção ganhou destaque por marcar a estreia de Ana Maria Moretzsohn como autora solo na emissora.

Isabella Lopes

20 de junho de 2025 às 16:17   - Atualizado às 16:17

Atriz Letícia Spiller.

Atriz Letícia Spiller. Foto: Reprodução/Globo / Contigo

A novela Esplendor está de volta ao catálogo da Globo, agora pelo streaming. Lançada originalmente em janeiro de 2000, a produção ganhou destaque por marcar a estreia de Ana Maria Moretzsohn como autora solo na emissora.

Em 2025, o folhetim chega ao Globoplay como parte do resgate de obras marcantes da dramaturgia da Globo, e carrega consigo uma curiosa história nos bastidores: foi a única produção do chamado Projeto de Verão, uma experiência da emissora para novelas curtas durante as férias.

Produção relâmpago e projeto cancelado

Esplendor teve sua criação aprovada em tempo recorde. Segundo relatos do diretor Daniel Filho, a novela foi desenvolvida em apenas 45 dias, desde a concepção da sinopse até a estreia. O cronograma foi ajustado para o início de janeiro, período que tradicionalmente sofre com atrasos de produção por conta das festas de fim de ano.

A proposta inicial era ousada: produzir uma novela com baixo custo, elenco mais enxuto e durante as férias escolares, com cerca de 80 capítulos. A expectativa era testar o formato mais curto, semelhante a uma minissérie, mas com ritmo de novela tradicional. A experiência ganhou o nome de Projeto de Verão.

No entanto, a popularidade da trama surpreendeu a emissora. Com a boa recepção do público, a novela foi estendida para 125 capítulos, o que acabou inviabilizando a continuidade do modelo enxuto. Assim, Esplendor se tornou a única novela de férias produzida pela Globo, encerrando a proposta antes mesmo de se consolidar como projeto recorrente.

Veja Também

Elenco e mudanças de perfil

O sucesso da trama também teve relação direta com o elenco. A protagonista Letícia Spiller, que havia interpretado a vilã Maria Regina em Suave Veneno, apareceu em um papel totalmente oposto. Em Esplendor, ela deu vida à doce e sonhadora Flávia Cristina, mostrando sua versatilidade como atriz.

Outro destaque foi Caio Blat, que precisou fazer uma transição rápida entre dois papéis de perfil totalmente diferente. Após interpretar o gentil Thiago em Andando nas Nuvens, ele surgiu como o vingativo e intenso Bruno, o vilão da história.

Nomes como Cássia Kis, Floriano Peixoto, Thaís Fersoza, Max Fercondini, Juliana Knust e Thiago de Los Reyes também integraram o elenco. Este último, com apenas 10 anos na época, fazia parte do núcleo infantil da novela. Alguns dos atores, como Max Fercondini, Letícia Spiller e Thaís Fersoza, chegaram a fazer aulas de equitação e piano para incorporar melhor seus personagens.

Ambientação e referências

Esplendor também chamou atenção pelo visual e pela ambientação inspirada em clássicos. Um exemplo marcante é o personagem Frederico Berger, interpretado por Floriano Peixoto, que remete ao arquétipo da Fera, do conto A Bela e a Fera. Já Adelaide, vivida por Cássia Kis, se destacou como uma figura sensível e afetuosa, comovendo o público com sua atuação delicada.

Com a entrada no catálogo do Globoplay, a novela ganha uma nova chance de alcançar diferentes gerações, especialmente os fãs de dramaturgia que acompanham as tramas da Globo desde os anos 2000. A inclusão da obra faz parte da estratégia da plataforma de streaming de disponibilizar conteúdos clássicos e atender à demanda nostálgica do público.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:10, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Fora do Carnaval de Salvador, cantor bolsonarista Netinho diz que Deus escolhe onde fará seus shows
Polêmica

Fora do Carnaval de Salvador, cantor bolsonarista Netinho diz que Deus escolhe onde fará seus shows

A festa na capital baiana conta com apoio e organização do governo estadual, atualmente chefiada por Jerônimo Rodrigues, filiado ao PT.

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Prova do líder do BBB 26.
Entretenimento

Quem venceu a prova do líder do BBB 26? Disputa é de resistência

A dinâmica contou com patrocínio da Betano e trouxe rodadas com consequências que mudaram o ritmo da competição.

mais notícias

+

Newsletter