Pernambuco, 19 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Formação literária gratuita abre vagas para mulheres das periferias do Grande Recife

Seleção dispensa experiência anterior e oferece acompanhamento de escritoras, com possibilidade de publicação dos textos em uma coletânea.

19 de outubro de 2026 às 16:01   - Atualizado às 16:25

A seleção oferece até 30 vagas para candidatas com mais de 18 anos no Grande Recife.

A seleção oferece até 30 vagas para candidatas com mais de 18 anos no Grande Recife. Foto: Divulgação

Mulheres que desejam desenvolver a escrita podem se inscrever na formação gratuita “As Filhas das Filhas das Filhas”, da Festa Literária das Periferias de Pernambuco (FLUP PE). A seleção oferece até 30 vagas para candidatas com mais de 18 anos que vivem em periferias, quilombos, aldeias ou comunidades da Região Metropolitana do Recife.

As inscrições seguem até 6 de novembro. Não é necessário ter experiência literária ou livros publicados. Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição e apresentar um texto autoral em prosa ou poesia.

A produção deve partir do tema “Do silêncio à palavra: quantas vozes ecoam em mim?”. O trabalho precisa ser inédito, inclusive nas redes sociais, e enviado em PDF, com até duas páginas ou mil palavras.

O arquivo não deve apresentar o nome da candidata. A identificação será feita por pseudônimo, que também precisa aparecer abaixo do título. A orientação é utilizar fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

A avaliação considerará criatividade, originalidade, qualidade literária e relação com o tema. Textos com indícios de elaboração total ou parcial por inteligência artificial serão desclassificados.

Veja Também

A análise das produções está prevista para o período de 9 a 20 de novembro. O resultado preliminar será divulgado no dia 23, enquanto a lista definitiva está programada para 30 de novembro.

As selecionadas terão atividades de formação e mentoria, com encontros virtuais previstos entre dezembro de 2026 e fevereiro de 2027. O percurso poderá resultar em uma coletânea de prosa e poesia.

Em janeiro, haverá uma imersão para aprimoramento dos textos, com orientação de Taylane Cruz, Fátima Farias e Eva Potiguara. A proposta prevê três grupos de até dez participantes, organizados conforme a escolha entre prosa e poesia.

Para integrar a publicação, será exigida frequência mínima de 80% nas atividades formativas. As autoras manterão a autoria das obras e autorizarão sua publicação pela FLUP.

A programação inclui palestras, debates e oficinas de 11 a 13 de dezembro, no Compaz Dom Hélder Câmara, no Recife. Os encontros serão abertos ao público e obrigatórios para as participantes selecionadas.

A edição homenageia Mirtes Renata Santana de Souza, mãe de Miguel Otávio e ativista pelos direitos das trabalhadoras domésticas, e Laudelina de Campos Melo, pioneira na organização da categoria no Brasil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:33, 19 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Musical "Diana  A Princesa do Povo".
Teatro

Musical "Diana A Princesa do Povo" chega ao Recife nesta quarta-feira (21) em única apresentação

Montagem reúne música, dança e mais de 250 figurinos para revisitar a trajetória da mulher que desafiou os protocolos da realeza britânica.

Art Popular vai se apresentar no Recife.
Evento

Art Popular comemora 30 anos de "Temporal" com show no Recife em outubro

Grupo se apresenta no dia 31 de outubro, no Espaço Aberto, em uma programação que também contará com artistas e grupos locais.

Mãe e irmão do rapper Oruam são presos em operação da Polícia Federal contra o Comando Vermelho.
Desarticulação

Mãe e irmão do rapper Oruam são presos em operação da Polícia Federal contra o Comando Vermelho

Operação Backbone investiga monopólio de internet em comunidades do Rio de Janeiro e prevê bloqueio de até R$ 558 milhões em bens e valores.

mais notícias

+

Newsletter