Pernambuco, 04 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Festival Reconhecer transforma o mar em palco e leva cultura gratuita em espaços públicos do Recife

Com cinema na praia, programação no porto e atividades inspiradas na vida marítima, quinta edição valoriza artistas do Pina e da Brasília Teimosa

Portal de Prefeitura

21 de abril de 2026 às 17:57   - Atualizado às 18:04

Festival Reconhecer

Festival Reconhecer Foto: Lucas Marçal e Ivana Milka

O mar deixa de ser apenas cenário para se tornar protagonista no Festival Reconhecer, que chega à sua quinta edição ocupando a Praia do Pina e o porto da Brasília Teimosa, entre os dias 23 e 25 de abril. Com o tema “Feitos de Som e Mar”, o evento gratuito propõe uma imersão cultural conectada às águas, às memórias e às vivências das comunidades que crescem à beira do litoral recifense.

A curadoria desta edição aposta na relação histórica desses territórios com o mar - da pesca ao comércio, dos encontros cotidianos às manifestações culturais - reforçando que o festival vai além da estética. A proposta é transformar espaços como a Praia do Pina e a Estação Porto Terra Nova em palcos vivos de arte, encontro e pertencimento.

A programação se organiza em três momentos principais, todos ligados por essa conexão com o mar:

Cine Reconhecer – 23 de abril (quinta-feira), às 19h

O festival abre com o Cine Reconhecer, levando uma sessão de cinema ao ar livre para a Praia do Pina, em frente ao Biruta Bar. Com o som das ondas como trilha natural, a proposta é criar uma experiência sensorial que une audiovisual e paisagem, aproximando o público da cultura em um dos cenários mais simbólicos da cidade.

Passarela Reconhecer – 24 de abril (sexta-feira), às 17h

O Compaz Leda Alves, no Pina, recebe um desfile aberto ao público que valoriza a produção criativa local. Inspiradas pelo território e suas referências, as iniciativas participantes reforçam a identidade cultural da região em uma passarela conectada ao cotidiano das comunidades costeiras.

Dia da Música, Dança e Gastronomia – 25 de abril (sábado), às 17h

O encerramento acontece na Estação Porto Terra Nova, em Brasília Teimosa, ocupando o espaço portuário com apresentações que ecoam ritmos e expressões do território. Entre os destaques estão IK-RO, com influências que transitam entre o pop e o regional, e Dry Alves, nome em ascensão no brega pernambucano. A noite conta ainda com a Cia. de Dança Angelita Kerolayne e a presença da gastronomia local, conectando cultura e economia à beira-mar.

“Pensar o festival a partir do mar é revisitar nossas próprias histórias. É reconhecer como esse território nos formou, como influencia nossa cultura e nossas formas de celebrar”, destaca Ítalo Vitaliano, produtor e responsável pela comunicação do evento.

Veja Também

“Levar o festival para a praia e para o porto também é uma forma de ativar essas memórias coletivas e transformar esses espaços em lugares de encontro e expressão artística”, completa.

Em sua quinta edição, o Festival Reconhecer conta com incentivo da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, e do Ministério da Cultura. Além da programação cultural, o evento também movimenta a economia local, priorizando a contratação de serviços e fornecedores das próprias comunidades, ampliando seu impacto direto no território.

SOBRE O FESTIVAL

Criado em 2018 por produtores culturais do Pina e de Brasília Teimosa, o Festival Reconhecer é realizado por um coletivo de oito integrantes que atuam de forma colaborativa. Ao longo das edições, o projeto se consolidou como uma plataforma de visibilidade para artistas locais e um espaço de fortalecimento da economia criativa das comunidades.

SERVIÇO
 

5º Festival Reconhecer — Tema: Feitos de Som e Mar
23/04 (quinta), 19h – Cine Reconhecer, na Praia do Pina (em frente ao Biruta Bar)
24/04 (sexta), 17h – Passarela Reconhecer, no Compaz Leda Alves (Pina)
25/04 (sábado), 17h – Música, Dança e Gastronomia, na Estação Porto Terra Nova (Brasília Teimosa)
Programação gratuita
Instagram: @festivalreconhec

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:58, 04 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Casimiro Miguel, um dos fundadores da CazéTV.
Justiça

Cazé é processado por ator que pede R$ 120 mil após comentário em transmissão: "esquisito"

Autor da ação também solicita retirada de vídeo do canal e retratação pública do influenciador no YouTube.

Pré-venda do Lollapalooza Brasil 2027 começa nesta terça-feira (4)
Atenção

Pré-venda do Lollapalooza Brasil 2027 começa nesta terça-feira (4)

Nesta primeira etapa, estarão disponíveis apenas os ingressos Lolla Pass, que garantem acesso aos três dias do festival

Gabriel Monteiro faz revelação sobre ex ator de Cidade de Deus.
Vídeo

Ex-ator de Cidade de Deus queria ganhar dinheiro com reality show mostrando saída das drogas

A revelação foi feita por Gabriel Monteiro após ser acusado de usar um momento de vulnerabilidade para gerar engajamento.

mais notícias

+

Newsletter