Pernambuco, 02 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fernando de Noronha celebra 38 anos como Parque Nacional; entenda como a ilha é dividida

Área de proteção integral ocupa aproximadamente 70% do arquipélago, enquanto a APA concentra moradias, comércio, hospedagens e serviços.

11 de setembro de 2026 às 15:35   - Atualizado às 15:47

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha Foto: Reprodução

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha completa 38 anos neste mês de setembro. Criada em 14 de setembro de 1988, a unidade de conservação protege ambientes terrestres e marinhos de um dos principais destinos turísticos de Pernambuco.

Embora seja comum relacionar toda a ilha ao Parque Nacional, o território possui duas unidades de conservação com características e regras diferentes: o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha–Rocas–São Pedro e São Paulo.

De maneira simplificada, o Parque Nacional ocupa aproximadamente 70% do arquipélago. Os outros 30%, onde se concentra a ocupação humana da ilha principal, integram a APA.

Parque Nacional possui proteção mais rigorosa

O Parque Nacional Marinho é uma unidade de proteção integral administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A área oficial cadastrada pelo órgão federal possui aproximadamente 10,9 mil hectares.

O principal objetivo é preservar a biodiversidade, os ecossistemas marinhos e terrestres, a fauna e a flora do arquipélago. Atividades de pesquisa científica, educação ambiental e visitação turística são permitidas, desde que sigam as regras estabelecidas para a unidade.

Veja Também

Entre os pontos turísticos localizados dentro do Parque Nacional estão a Baía do Sueste, a Praia do Leão e a Ponta das Caracas. O acesso a praias, trilhas e mirantes da unidade pode exigir ingresso, agendamento ou acompanhamento autorizado, dependendo do atrativo.

O ingresso do Parque não corresponde a uma cobrança para entrar em Fernando de Noronha. Ele é destinado ao acesso às atrações e aos serviços de visitação situados dentro da unidade de conservação.

APA concentra moradias e comércio

A Área de Proteção Ambiental possui uma categoria de conservação diferente. Nela, a presença humana e o uso sustentável dos recursos naturais são permitidos, desde que sejam respeitadas as normas ambientais.

É nessa parte da ilha principal que estão concentradas as vilas, residências, pousadas, restaurantes, estabelecimentos comerciais e serviços utilizados pelos moradores e visitantes.

A existência da APA não significa que a região esteja livre de proteção ambiental. A área também possui regras de ocupação, construção, manejo dos recursos naturais e desenvolvimento de atividades econômicas.

A área oficial da APA chega a aproximadamente 154,4 mil hectares porque a unidade não se limita aos 30% ocupados da ilha principal. Ela possui extensa abrangência marinha e também envolve o Atol das Rocas e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

ICMBio administra a unidade

A administração ambiental do Parque Nacional permanece sob responsabilidade do ICMBio. O órgão define regras para visitação, acompanha pesquisas científicas e executa ações de fiscalização e conservação.

Os serviços de apoio ao visitante, como cobrança de ingressos e operação de centros de visitação, são realizados por uma concessionária. Essa empresa, entretanto, não substitui o ICMBio na gestão ambiental do Parque.

Em 2024, a unidade recebeu 131.503 visitas, das quais 116.229 foram de visitantes pagantes e 15.274 de pessoas isentas. A operação dos serviços turísticos também mantinha 107 empregos diretos e terceirizados.

Preservação e turismo são desafios

A divisão entre Parque Nacional e APA busca conciliar a preservação dos ecossistemas com a presença da população e o desenvolvimento das atividades turísticas.

Na área de proteção integral, a conservação ambiental é a prioridade. Na APA, atividades humanas podem ser desenvolvidas de maneira sustentável e sob normas específicas.

Depois de 38 anos da criação do Parque Nacional, Fernando de Noronha ainda enfrenta o desafio de receber milhares de turistas, garantir serviços aos moradores e preservar o patrimônio natural que transformou o arquipélago em um dos destinos mais conhecidos do Brasil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:58, 02 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Claudia Raia em "Tarsila, A Brasileira".
Eventos

Agenda cultural no Grande Recife tem Claudia Raia, Tiago Abravanel e musical dos Paralamas

Programação reúne shows, teatro, cinema ao ar livre, atrações infantis e exposições, com opções gratuitas e pagas

Corpos das vítimas do acidente áereo em Santa Catarina são liberados, entre eles do cantor Rick
Condições

Helicóptero de Rick voava em espaço aéreo não controlado, assim como avião de Marília Mendonça

A diferença está no tipo de serviço oferecido. Em espaços aéreos controlados, os órgãos de controle podem autorizar e separar aeronaves e emitir instruções aos pilotos.

Karina Zeviani, ex-The Voice Brasil 2020, morre aos 51 anos durante tratamento contra câncer.
Despedida

Karina Zeviani, ex-The Voice Brasil 2020, morre aos 51 anos durante tratamento contra câncer

Durante o tratamento, a artista compartilhou atualizações sobre seu estado de saúde nas redes sociais e mobilizou uma campanha de arrecadação para ajudar a custear medicamentos e acompanhamento médico.

mais notícias

+

Newsletter