Pernambuco, 02 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação investiga golpes contra turistas que planejavam viagens para Fernando de Noronha

Conforme as apurações, os suspeitos teriam criado páginas falsas na internet utilizando os nomes e a identidade visual de hotéis que realmente funcionam

Romildo Lacerda

11 de setembro de 2026 às 14:27   - Atualizado às 14:28

Polícia Civil de Pernambuco investiga grupo suspeito de fraudes em Fernando de Noronha

Polícia Civil de Pernambuco investiga grupo suspeito de fraudes em Fernando de Noronha Foto: Reprodução

A Polícia Civil da Paraíba cumpriu, na quinta-feira, 10 de setembro, cinco mandados de busca e apreensão durante uma ação integrada com a Polícia Civil de Pernambuco.

A operação apura um esquema de fraudes envolvendo turistas que adquiriram pacotes de viagem e fizeram reservas de hospedagem para Fernando de Noronha.

Os mandados foram executados em João Pessoa, onde houve três ações, e em Campina Grande, que teve dois endereços investigados.

A ofensiva também alcançou Fernando de Noronha, onde outras medidas relacionadas à investigação foram realizadas.

Sites falsos imitavam hotéis da ilha

Conforme as apurações, os suspeitos teriam criado páginas falsas na internet utilizando os nomes e a identidade visual de hotéis que realmente funcionam em Fernando de Noronha.

Veja Também

A aparência semelhante à dos sites oficiais faria com que os turistas acreditassem estar realizando uma reserva legítima.

Depois de efetuarem o pagamento e receberem a confirmação da suposta hospedagem, as vítimas só percebiam que haviam sido enganadas quando chegavam à ilha e descobriam que a reserva não existia.

A investigação também identificou indícios de que os envolvidos estariam constituindo novas empresas e utilizando endereços localizados na Paraíba como parte da estrutura empregada para a prática das fraudes.

Celulares são apreendidos durante operação

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais recolheram aparelhos celulares nos cinco locais investigados na Paraíba.

Os dispositivos serão submetidos à análise para verificar possíveis vínculos dos alvos com o esquema e auxiliar na identificação de outros integrantes.

Apesar das suspeitas iniciais, a polícia informou que as pessoas encontradas nos endereços paraibanos podem, na realidade, ter sido vítimas dos criminosos.

A principal hipótese é de que os dados pessoais delas tenham sido utilizados sem autorização para a abertura e o registro das empresas envolvidas.

Ninguém foi preso na Paraíba durante a operação. Em Campina Grande, dois dos alvos foram encaminhados para prestar esclarecimentos e acabaram liberados após serem ouvidos pelos investigadores.

Investigação continua

A operação é conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Piedade, na Região Metropolitana do Recife, com apoio das forças de segurança da Paraíba. As diligências também foram realizadas em Fernando de Noronha.

As autoridades continuam trabalhando para identificar os responsáveis pela criação e administração dos sites falsos, dimensionar a atuação do grupo e localizar possíveis novas vítimas.

Até o momento, a Polícia Civil não divulgou a quantidade de pessoas que teriam sido prejudicadas nem estimou o total de valores perdidos com as fraudes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:56, 02 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Matheus de Sousa Barros e Erlinda Pereira de Souza.
Violência

Neto é preso suspeito de matar a avó com cacos de garrafa no Maranhão

Vítima chegou a ser socorrida; Polícia Civil investiga as circunstâncias e a motivação do crime.

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Revisão

Defesa de Bolsonaro abre pedido para nova anulação de condenação no STF; Nunes Marques é relator

Os advogados sustentam que não tiveram acesso à íntegra das provas desde o início e citaram diferenças no tratamento dos dados em relação ao que ocorreu com o celular do banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master.

1.852 policiais militares foram destacados para o interior de Pernambuco.
Operação

PM envia 1.852 policiais ao interior de Pernambuco para reforçar segurança nas eleições

Efetivo atuará na escolta das urnas, no atendimento a denúncias e no combate a crimes eleitorais no Agreste e no Sertão.

mais notícias

+

Newsletter